Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4309
Tipo de documento: Produto Educacional
Título: Inclusão educacional no ensino superior: qual o papel da universidade?
Autor(es): Souza, Luciana Costa
Resumo: O produto resultante do Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade é um vídeo intitulado “Inclusão Educacional no Ensino Superior: Qual o papel da universidade?”. O produto teve como objetivo estabelecer associações entre os usuários das redes sociais do Núcleo de Acessibilidade da Uefs (NAU) e a comunidade externa sobre a Inclusão Educacional no Ensino Superior. Para isso, fez-se necessário, seguir o fluxo da rede para compreender aspectos relativos ao ingresso, por meio da política de cotas, e à permanência de estudantes, além de esclarecer o papel das instâncias universitárias, especificamente na Uefs, na garantia do direito a uma educação de fato inclusiva. Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI)1, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades. E coloca como dever do poder público o aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena. Nesse sentido, a Universidade deve garantir não só o acesso, mas, também, a permanência dos estudantes que apresentem alguma demanda educativa específica, garantindo acessibilidade em seus múltiplos aspectos. O vídeo será publicado nas redes sociais do Núcleo de Acessibilidade da Uefs (Instagram e Facebook), tendo o coletivo universitário como seu público de interesse e no Youtube com intuito de acessar outros interessados externos à Universidade. Os resultados esperados são possibilitar por meio de um recurso educacional tecnológico e didático a compreensão de como ocorre a Inclusão educacional dos estudantes público da Educação Especial no Ensino superior, colaborar com outros Núcleos, Instituições de Ensino e profissionais da área e, por fim, incentivar estudantes com deficiência a ingressar no espaço acadêmico. À luz da Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, este produto reflete o reconhecimento da agência dos objetos (não humanos) nos fenômenos sociais , e neste caso nas ações inclusivas e reforça a ideia de que as tecnologias e as mídias sociais agem de forma coletiva, provocando mudanças na realidade.
Palavras-chave: Inclusão Educacional
Universidade
Tecnologias
Humanos
Não humanos
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Data do documento: 29-Mar-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Informação(ões) adicional(is): Produto oriundo do trabalho de Dissertação: “Inclusão educacional em tempos de pandemia: uma análise a partir da Teoria Ator-Rede”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2023, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3535.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-03-20T13:19:29Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4309
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - PPGECID - Produto Educacional

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusao_Educacional_Pandemia_Produto_2023.pdf850,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.