Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Geisa Martins Nogueira-
dc.date.accessioned2025-03-20T13:08:00Z-
dc.date.available2025-03-20T13:08:00Z-
dc.date.issued2023-03-13-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4302-
dc.descriptionProduto oriundo do trabalho de Dissertação: “Enlace da educação para as relações étnico-raciais com a ludicidade na prática educativa: um entrelaçamento possível?”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2023, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3534pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleCada nome, uma história. Qual é a sua?pt_BR
dc.typeProduto Educacionalpt_BR
dc.description.resumoEsta obra emerge do ensejo de propor uma educação antirracista. A escrita segue embasada no contexto cronológico legal, pois, em 09 de janeiro de 2003 passou a vigorar a Lei nº 10.639/2003 que altera a Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura AfroBrasileira", e dá outras providências. E ainda destacamos que a Lei nº 11.645/2008 alterou a Lei nº 10.639/2003 trazendo em sua composição a necessidade de estudos sobre a cultura indígena e, evidenciar em seu objetivo existencial, a urgência da reparação histórica de aspectos que tratam sobre a importância do (a) negro (a) para composição da sociedade e dá outras providências em termos de currículo e prática docente para o ensino da ERER. Trata-se do produto educacional, fruto de uma pesquisa em nível Stricto Sensu do Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, intitulado: “Cada nome, uma história. Qual é a sua?” que foi desenvolvido em uma escola da rede Municipal no município de Feira de Santana e decorre de amplas discussões sobre a temática nos grupos de pesquisa, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade - GEPED e Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos - ELUFOTEC, que são espaços de estudo onde estou inserida. A metodologia empregada é a escrita narrativa contada por crianças que descobrem os significados dos seus nomes e a partir daí, surge a curiosidade de saber mais dos povos que deram origem a seus gentílicos¹. Convido aos leitores para apreciar essa linda história conosco!pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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