Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4301
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorDiório, Ana Paula Inacio-
dc.date.accessioned2025-03-20T13:05:42Z-
dc.date.available2025-03-20T13:05:42Z-
dc.date.issued2022-12-23-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4301-
dc.descriptionEste Produto Educacional foi produzido, como parte da dissertação, intitulada “Educação escolar quilombola e o diálogo de saberes na comunidade de Jenipapo - distrito de matinha em Feira de Santana: as vozes do lugar”, disponível em: https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3530.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEtnosaberespt_BR
dc.titleEducação escolar quilombola e o diálogo de saberes na Comunidade de Jenipapo - Distrito de Matinha em Feira de Santana: as vozes do lugarpt_BR
dc.typeProduto Educacionalpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado da pesquisa de abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública da rede municipal de Feira de Santana, a Escola Núcleo Municipal Timóteo Ferreira da Silva, na Comunidade de Jenipapo no Distrito de Matinha, um território quilombola. Com o objetivo de refletir como se articulam os saberes entre a escola e a comunidade de Jenipapo que está situada no Distrito de Matinha, um território quilombola, o trabalho foi desenvolvido a partir da metodologia do diálogo de saberes com a utilização de instrumentos de pesquisa como entrevista semiestruturada, Diário de Campo, Whatsapp e plataforma Google Meet, foram levantados dados junto aos participantes da Escola e da comunidade com intenção de refletir como são articulados os conhecimentos científicos da escola e os etnosaberes da comunidade na materialização da Educação Escolar Quilombola. A pesquisa evidenciou que há engajamento da comunidade escolar em materializar um currículo nessa perspectiva de diálogo de saberes levando em consideração, os etnosaberes da Comunidade, que está situada em território de quilombo, e os demais aspectos como Relações Étnico Raciais, a Lei 10.639/03 e a Educação do Campo, porém ainda se faz necessário um investimento maior em ações mais direcionadas para esse fim. Para tanto, a proposta de realização do “I Encontro Formativo de Diálogo de Saberes” fica como produto, a materialização da Educação Escolar Quilombola no currículo escolar para além do fortalecimento da relação Escola- Comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece en las colecciones: CETENS - PPGECID - Produto Educacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Educacao_Escolar_Quilombola_Produto_2022.pdf315,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.