Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPGGPPSS - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4263
Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo a partir da Escola Monsenhor Gilberto Vaz Sampaio I – Varzedo/Ba
Autor(es): Andrade, Marilene Oliveira de
Orientador(a): Pimentel, Susana Couto
Membro(a) da banca: Alves Filho, Teófilo Galvão
Membro(a) da banca: Santos, Andréia Barbosa dos
Resumo: Nas últimas décadas a educação brasileira vivencia um cenário de mudanças e políticas educacionais criadas ou implementadas com vistas a reparar um déficit na qualidade do ensino público. Nesse cenário encontra-se a Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade educacional que tem apresentado altos índices de evasão. Diante dessa realidade, a presente investigação foi realizada com base numa abordagem quanti-qualitativa de pesquisa, com uso da metodologia estudo de caso, e objetivou analisar os fatores responsáveis pela evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos na Escola Monsenhor Gilberto Vaz Sampaio I-Varzedo/BA. Para coleta dos dados, o questionário e a entrevista foram utilizados como instrumentos de pesquisa. O questionário foi composto por questões estruturadas, de múltipla escolha e a entrevista foi semiestruturada. Na aplicação do questionário contou-se com 50 participantes, sendo esses ex-alunos matriculados na EJA da referida escola nos anos de 2014 e 2015. Desse total apenas 14 participaram da etapa da aplicação da entrevista, sendo selecionados para esta etapa aqueles alunos que evadiram da escola mais de três vezes. Para o embasamento desse trabalho foram utilizados documentos do ordenamento jurídico brasileiro, bem como autores diversos, a exemplo de: Brasil, Caporalini, Capucho, Di Pierro, Gadotti, Chiraldelli Júnior, Soares, Soeiro. Os resultados desta investigação indicam que os estudantes que evadem da EJA na escola investigada são majoritariamente do sexo masculino; muito jovens e residentes na zona urbana e dentre os motivos que contribuíram para a evasão tem-se questões de ordem econômica, familiares,pessoais e escolares como: a necessidade de trabalhar, desinteresse e ausência de motivação com a escola, dificuldade na aprendizagem de alguns conteúdos, problemas de saúde, necessidade de ajudar nos afazeres domésticos, situação de bullying e outros motivos. Por outro lado, a maior parte dos jovens e adultos evadidos considerou que a escola atendia aos seus interesses, inclusive quanto aos conteúdos trabalhados e que lá gozavam de boa relação interpessoal. A partir da análise dos dados coletados foram traçadas estratégias de políticas institucionais e pedagógicas, centrando-se basicamente na ressignificação do currículo escolar e na formação continuada de professores da EJA, visando contribuir para o redução dos indicadores de evasão na escola que serviu como referência para essa investigação.
Palavras-chave: Perfil de estudantes da EJA (Educação de jovens e adultos)
Abandono escolar
Ressignificação do currículo
Educação de adultos - Jovens
Educação - Alfabetização de adultos
Varzedo (BA)
Resumo em inglês: In recent decades the Brazilian education experiences a scenario of educational change and policies created or implemented in order to repair a deficit in the quality of public education. In this scenario it is the education of young and adults-EJA, educational modality that offers high levels of evasion. Given this reality, the present investigation was carried out on the basis of a quantitative and qualitative approach to research, with use of case study methodology, and aimed to analyze the factors responsible for truancy in young and adults education in school Monsenhor Gilberto Vaz Sampaio I-Varzedo/BA. For data collection, the questionnaire and the interview were used as research instruments. The questionnaire consisted of structured questions, multiple choice and the interview was a semi-structured character. In the questionnaire counted 50 participants, these former students enrolled in adult education from this school in the years 2014 and 2015. Of this total only 14 participated in the second stage of this research, namely the interview application, and selected those students more likely to escape and escaped more than three times. For the Foundation of this work were used documents of the Brazilian legal system, as well as various authors, like: Brazil, Caporalini, Capucho, Di Pierro, Gadotti Chiraldelli, Soares, Soeiro. The results of this research indicate that students who evade the EJA in the investigated schools are mostly male; very young and the urban area and among the reasons that contributed to the escape has issues of economic, family, personal and school as: the need to work, lack of interest and lack of motivation at school, difficulty in learning some content, health problems, need to help in household chores, bullying situation and other reasons. On the other hand, most of the young adults and dropouts found that the school catered to your interests, including as to the contents worked and that there were in good interpersonal relationship. From the analysis of the data collected were drawn political strategies, institutional and pedagogical, focusing essentially on resignification of the school curriculum and in the continuing education of teachers of young and adults education, aiming to contribute to the reduction of dropout indicators in school that served as a reference for this investigation.
Palavras-chave em inglês: Profile of EJA students (Education of young people and adults)
School dropout
Redefinition of the curriculum
Adult education - Young people
Education - Adult literacy
Varzedo (BA)
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social
Data do documento: 27-Set-2016
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-03-11T16:57:47Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4263
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evasao_Escolar_Educacao_Dissertacao_2016.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.