Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPGGPPSS - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4263
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.creatorAndrade, Marilene Oliveira de-
dc.date.accessioned2025-03-11T16:57:47Z-
dc.date.available2025-03-11T16:57:47Z-
dc.date.issued2016-09-27-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4263-
dc.description.abstractIn recent decades the Brazilian education experiences a scenario of educational change and policies created or implemented in order to repair a deficit in the quality of public education. In this scenario it is the education of young and adults-EJA, educational modality that offers high levels of evasion. Given this reality, the present investigation was carried out on the basis of a quantitative and qualitative approach to research, with use of case study methodology, and aimed to analyze the factors responsible for truancy in young and adults education in school Monsenhor Gilberto Vaz Sampaio I-Varzedo/BA. For data collection, the questionnaire and the interview were used as research instruments. The questionnaire consisted of structured questions, multiple choice and the interview was a semi-structured character. In the questionnaire counted 50 participants, these former students enrolled in adult education from this school in the years 2014 and 2015. Of this total only 14 participated in the second stage of this research, namely the interview application, and selected those students more likely to escape and escaped more than three times. For the Foundation of this work were used documents of the Brazilian legal system, as well as various authors, like: Brazil, Caporalini, Capucho, Di Pierro, Gadotti Chiraldelli, Soares, Soeiro. The results of this research indicate that students who evade the EJA in the investigated schools are mostly male; very young and the urban area and among the reasons that contributed to the escape has issues of economic, family, personal and school as: the need to work, lack of interest and lack of motivation at school, difficulty in learning some content, health problems, need to help in household chores, bullying situation and other reasons. On the other hand, most of the young adults and dropouts found that the school catered to your interests, including as to the contents worked and that there were in good interpersonal relationship. From the analysis of the data collected were drawn political strategies, institutional and pedagogical, focusing essentially on resignification of the school curriculum and in the continuing education of teachers of young and adults education, aiming to contribute to the reduction of dropout indicators in school that served as a reference for this investigation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerfil de estudantes da EJA (Educação de jovens e adultos)pt_BR
dc.subjectAbandono escolarpt_BR
dc.subjectRessignificação do currículopt_BR
dc.subjectEducação de adultos - Jovenspt_BR
dc.subjectEducação - Alfabetização de adultospt_BR
dc.subjectVarzedo (BA)pt_BR
dc.titleEvasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo a partir da Escola Monsenhor Gilberto Vaz Sampaio I – Varzedo/Bapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas a educação brasileira vivencia um cenário de mudanças e políticas educacionais criadas ou implementadas com vistas a reparar um déficit na qualidade do ensino público. Nesse cenário encontra-se a Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade educacional que tem apresentado altos índices de evasão. Diante dessa realidade, a presente investigação foi realizada com base numa abordagem quanti-qualitativa de pesquisa, com uso da metodologia estudo de caso, e objetivou analisar os fatores responsáveis pela evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos na Escola Monsenhor Gilberto Vaz Sampaio I-Varzedo/BA. Para coleta dos dados, o questionário e a entrevista foram utilizados como instrumentos de pesquisa. O questionário foi composto por questões estruturadas, de múltipla escolha e a entrevista foi semiestruturada. Na aplicação do questionário contou-se com 50 participantes, sendo esses ex-alunos matriculados na EJA da referida escola nos anos de 2014 e 2015. Desse total apenas 14 participaram da etapa da aplicação da entrevista, sendo selecionados para esta etapa aqueles alunos que evadiram da escola mais de três vezes. Para o embasamento desse trabalho foram utilizados documentos do ordenamento jurídico brasileiro, bem como autores diversos, a exemplo de: Brasil, Caporalini, Capucho, Di Pierro, Gadotti, Chiraldelli Júnior, Soares, Soeiro. Os resultados desta investigação indicam que os estudantes que evadem da EJA na escola investigada são majoritariamente do sexo masculino; muito jovens e residentes na zona urbana e dentre os motivos que contribuíram para a evasão tem-se questões de ordem econômica, familiares,pessoais e escolares como: a necessidade de trabalhar, desinteresse e ausência de motivação com a escola, dificuldade na aprendizagem de alguns conteúdos, problemas de saúde, necessidade de ajudar nos afazeres domésticos, situação de bullying e outros motivos. Por outro lado, a maior parte dos jovens e adultos evadidos considerou que a escola atendia aos seus interesses, inclusive quanto aos conteúdos trabalhados e que lá gozavam de boa relação interpessoal. A partir da análise dos dados coletados foram traçadas estratégias de políticas institucionais e pedagógicas, centrando-se basicamente na ressignificação do currículo escolar e na formação continuada de professores da EJA, visando contribuir para o redução dos indicadores de evasão na escola que serviu como referência para essa investigação.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Susana Couto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6636602535604435pt_BR
dc.contributor.referee1Alves Filho, Teófilo Galvão-
dc.contributor.referee2Santos, Andréia Barbosa dos-
dc.creator.Lattesxxxxpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.enProfile of EJA students (Education of young people and adults)pt_BR
dc.subject.enSchool dropoutpt_BR
dc.subject.enRedefinition of the curriculumpt_BR
dc.subject.enAdult education - Young peoplept_BR
dc.subject.enEducation - Adult literacypt_BR
dc.subject.enVarzedo (BA)pt_BR
Collection(s) :CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Evasao_Escolar_Educacao_Dissertacao_2016.pdf2,72 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.