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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4188
Tipo de documento: | Dissertação |
metadata.dc.degree.level: | Mestrado Profissional |
Título : | Acessibilidade na educação superior: reflexões sobre a trajetória de estudantes com deficiência na UFRB |
metadata.dc.creator: | Bom Conselho, Leandro Moura da Silva |
Asesor(a): | Pimentel, Susana Couto |
Miembro(a) del jurado: | Galvão Filho, Teófilo Alves |
Miembro(a) del jurado: | Santos, Jaciete Barbosa dos |
Miembro(a) del jurado: | Ribeiro, Solange Lucas |
Resumen: | O acesso das pessoas com deficiência na Educação Superior é garantido por uma série de documentos do ordenamento jurídico brasileiro, porém para que esse acesso ocorra de forma adequada faz-se imprescindível que as instituições garantam as condições necessárias de acessibilidade. Através de uma pesquisa qualitativa e tomando como proposta metodológica o estudo de caso, essa investigação objetivou compreender de que forma a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB tem oferecido condições de acessibilidade aos estudantes com deficiência matriculados em seus cursos. Definiram-se como participantes da pesquisa os estudantes com deficiência da UFRB e seus Centros de Ensino como o locus de pesquisa. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas aplicadas com esses estudantes e para análise e discussão dos dados levantados a perspectiva metodológica escolhida foi a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1995). O embasamento teórico que subsidiou a análise e discussão dos dados abrangeu o ordenamento jurídico brasileiro que trata de acessibilidade, os normativos institucionais da UFRB, bem como autores que discutem a temática, tais como: Vigotsky (1997, 2005); Sassaki (2003, 2005, 2007, 2009); Palacios (2008); Pimentel (2013); Galvão (2012); Omote (1994), dentre outros. Os resultados demonstram que a UFRB tem realizado ações para a garantia de condições de acessibilidade tais como a criação do Núcleo de Políticas de Inclusão e a compra de alguns equipamentos, no entanto, essas medidas ainda são incipientes para a estruturação de uma Universidade efetivamente acessível. Isso acontece, pois as ações empreendidas pela instituição não se constituem como uma política de acessibilidade, mas se apresentam institucionalmente como um conjunto de medidas desarticuladas. Dessa maneira, ao final desse trabalho são apontados possíveis caminhos para subsidiar a construção de uma Política de acessibilidade na UFRB. |
Palabras clave : | Acessibilidade - Condições necessárias Educação superior Estudantes com deficiência - Ensino superior Centros de ensino - UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) |
Resumen : | The access of people with disabilities in higher education is guaranteed by a series of documents of the Brazilian legal system, but for this access occurs in an appropriate manner, it is indispensable that the institutions ensure the conditions of accessibility. Through a qualitative research and taking as the methodological proposal the case study, this investigation aimed to understand how the Universidade do Recôncavo da Bahia - UFRB has offered accessibility to students with disabilities enrolled in its courses. As participants of the research were defined students with disability from UFRB and their education centers as the locus of research. For data collection, semistructured interviews were applied with these students and for analysis and discussion of the data collected, the methodological perspective chosen was the analysis of content (BARDIN, 2011). The theoretical basement that subsidized the analysis and discussion of data covered the Brazilian legal system that deals with accessibility, the institutional regulatory from UFRB, as well as authors who discuss the topic, such as: Vigotsky (1997, 2005); Sassaki (2003, 2005, 2007, 2009); Palacios (2008); Pimentel (2013); Galvão (2012); Omote (1994), among others. The results show that UFRB has performed actions to guarantee accessibility conditions such as the creation of the Núcleo de Políticas de Inclusão and the purchase of some equipment, however, these measures are still fledgling for the structuring of a University really accessible. This happens because the actions undertaken by the institution do not constitute an accessibility policy, but they institutionally appear as a set of disjointed measures. This way, at the end of this work possible ways to subsidize the construction of an Accessibility Policy in UFRB are pointed. |
Palabras clave en inglés: | Accessibility - Necessary conditions Higher education Students with disabilities - Higher education Education centers - UFRB (Federal University of Recôncavo da Bahia) |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Enseñanza: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Programa de posgrado: | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social |
Fecha de publicación : | dic-2015 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Acceso disponible en: | 2025-02-13T15:46:19Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4188 |
Aparece en las colecciones: | CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Acessibilidade_Educacao_Superior_Dissertacao_2015.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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