Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: A inserção da educação alimentar e nutricional no projeto político pedagógico de escolas do Ensino Fundamental II de um Município do Recôncavo Baiano: uma análise documental
metadata.dc.creator: Silva, Patrícia de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Edleuza Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Coelho, Lorene Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Aparecida da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Liane Miranda
metadata.dc.description.resumo: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é caracterizada por um conjunto de ações estratégicas para a promoção da saúde e controle de doenças associadas à alimentação. Desde a década de 1930, a temática surge com um caráter biologicista e elitista onde se fazia presente a atuação de “visitadoras” do lar. Além da família, a escola desempenha um papel importante na educação dos sujeitos. Nessa perspectiva, em 1997, foi publicado nos PCNs a inclusão do tema “alimentação” que passou a fazer parte do currículo escolar, juntamente com o tema de “nutrição e saúde”. Em 2017 com a criação da Base Nacional Comum Curricular, houve a propositura sobre os conhecimentos e habilidades mínimas que os estudantes deveriam saber ao saírem das séries escolares e em 2018, a EAN tornou-se tema obrigatório e transversal no currículo. Sendo assim, esta pesquisa objetivou analisar o alinhamento das bases curriculares de ensinos nacional e municipal, previstas nas políticas públicas de saúde e educação, em consonância com as ações de promoção de EAN nas escolas do Ensino Fundamental II (EFII). Com uma abordagem qualitativa, na modalidade de análise documental, o presente trabalho analisou os documentos normativos educacionais. Apesar de proposta em documentos normativos, a abordagem não se encontra efetivamente trabalhada transversalmente, além de ser pouco compreendida por boa parte das escolas. Para a pesquisa, foram consultadas 5 escolas do Ensino Fundamental II da área urbana do Município de Cruz das Almas-BA, destas, apenas 3 dispuseram os seus documentos normativos. E destas 3, apenas 1 estava em conformidade com os documentos normativos nacionais. Concluiu-se que em razão da temática de EAN ter tido pouca atuação dentro das ações escolares, ressalta-se que as pesquisas iniciadas neste trabalho ainda são inconclusas, visto que, existem perguntas a serem refletidas como: por que, mesmo diante das implantações da EAN nas leis de diretrizes educacionais, ainda há fragilidades em se trabalhar o tema de maneira contextualizada e transversal nas escolas?
Keywords: Segurança alimentar e nutricional
Alimentação no contexto escolar
PPP (Projeto político pedagógico)
Recôncavo (BA)
Abstract: Food and Nutritional Education (FNE) is characterized by a set of strategic actions for promoting health and controlling diseases related to nutrition. Since the 1930s, this theme emerged with a biologistic and elitist approach, where ‘home visitors’ played a role. In addition to families, schools play an important role in educating individuals. In 1997, the inclusion of the topic of ‘nutrition’ in the school curriculum, along with the theme of ‘nutrition and health,’ was published in the National Curricular Parameters (PCNs). In 2017, with the creation of the National Common Curricular Base, there was a proposal regarding the minimum knowledge and skills that students should have upon completing their school years. In 2018, FNE became a mandatory and cross-cutting theme in the curriculum. Therefore, this research aimed to analyze the alignment of national and municipal educational curricular bases with public health and education policies, in line with FNE promotion actions in middle schools. Using a qualitative approach and document analysis, this study examined educational normative documents. Despite being proposed in normative documents, the approach is not effectively addressed in a cross-cutting manner and is poorly understood by many schools. For the research, five middle schools in the urban area of Cruz das Almas, Bahia, were consulted. Of these, only three provided their normative documents, and only one was in compliance with national normative documents. It was concluded that due to the limited implementation of FNE within school actions, the research initiated in this study remains inconclusive. Questions remain, such as why there are still weaknesses in addressing the theme in a contextualized and cross-cutting manner in schools, despite the incorporation of FNE into educational guidelines?
metadata.dc.subject.en: Food and nutritional security
Food in the school context
PPP (pedagogical political project)
Recôncavo (BA)
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 8-Aug-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-01-29T16:12:18Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4130
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