Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4101
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Desenhos didáticos de corpos humanos: como integrar biologia, raça e gênero? |
metadata.dc.creator: | Diniz, João Pedro Barreto |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ribeiro, Gabriel |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Aparecida da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Rosilda Arruda |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo deste trabalho foi propor desenhos didáticos de corpos humanos para o uso principal na Educação Básica. Para isso, sustentamos a perspectiva teórica de que os corpos humanos são sistemas complexos e integrados, apresentamos desafios didáticos para a compreensão desta visão pelos estudantes e buscamos superar a falta de diversidade de corpos identificada em livros didáticos de Ciências. Estes três pilares, associados a critérios instrucionais para a elaboração destes tipos de desenhos (Postigo; López-Manjón, 2018) e à noção de isomorfismo espacial (Cheng; Gilbert, 2015), compuseram os elementos teórico-conceituais para a elaboração dos desenhos. A dimensão procedimental da construção dos desenhos contou com a utilização de lápis e papel, atividade complementada com o emprego de softwares (App IbisPaintX e plataforma Canva). Consideramos que os desenhos propostos poderão: (i) contribuir para a formulação de livros didáticos alinhados com as perspectivas teóricas que discutimos; (ii) ser utilizados por professores de ciências da Educação Básica, de diferentes níveis de escolaridade, ou mesmo por docentes envolvidos na formação de professores; (iii) inspirar a elaboração de outros desenhos sobre corpos humanos, no âmbito da pesquisa referente à educação científica. |
Keywords: | Corpos humanos Sistemas complexos Diversidade Ensino de Biologia - Educação básica |
Abstract: | The objective of this work was to propose didactic drawings of human bodies for main use in Basic Education. To this end, we support the theoretical perspective that human bodies are complex and integrated systems, we present didactic challenges for students to understand this vision and we seek to overcome the lack of body diversity identified in science textbooks. These three pillars, associated with instructional criteria for creating these types of drawings (Postigo; López-Manjón, 2018) and the notion of spatial isomorphism (Cheng; Gilbert, 2015), comprised the theoretical-conceptual elements for creating the drawings. The procedural dimension of creating the drawings involved the use of pencil and paper, an activity complemented with the use of software (IbisPaintX App and Canva platform). We consider that the proposed designs could: (i) contribute to the formulation of textbooks aligned with the theoretical perspectives we discussed; (ii) be used by science teachers in Basic Education, at different levels of education, or even by teachers involved in teacher training; (iii) inspire the creation of other drawings about human bodies, within the scope of research related to scientific education. |
metadata.dc.subject.en: | Human bodies Complex systems Diversity Teaching Biology - Basic education |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Issue Date: | 19-Jul-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2025-01-22T14:03:48Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4101 |
Appears in Collections: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Desenhos_Didaticos_Corpos_TCC_2024.pdf | 8,11 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.