Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4101
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Desenhos didáticos de corpos humanos: como integrar biologia, raça e gênero?
Autor(es): Diniz, João Pedro Barreto
Orientador(a): Ribeiro, Gabriel
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Aparecida da Silva
Membro(a) da banca: Ferreira, Rosilda Arruda
Resumo: O objetivo deste trabalho foi propor desenhos didáticos de corpos humanos para o uso principal na Educação Básica. Para isso, sustentamos a perspectiva teórica de que os corpos humanos são sistemas complexos e integrados, apresentamos desafios didáticos para a compreensão desta visão pelos estudantes e buscamos superar a falta de diversidade de corpos identificada em livros didáticos de Ciências. Estes três pilares, associados a critérios instrucionais para a elaboração destes tipos de desenhos (Postigo; López-Manjón, 2018) e à noção de isomorfismo espacial (Cheng; Gilbert, 2015), compuseram os elementos teórico-conceituais para a elaboração dos desenhos. A dimensão procedimental da construção dos desenhos contou com a utilização de lápis e papel, atividade complementada com o emprego de softwares (App IbisPaintX e plataforma Canva). Consideramos que os desenhos propostos poderão: (i) contribuir para a formulação de livros didáticos alinhados com as perspectivas teóricas que discutimos; (ii) ser utilizados por professores de ciências da Educação Básica, de diferentes níveis de escolaridade, ou mesmo por docentes envolvidos na formação de professores; (iii) inspirar a elaboração de outros desenhos sobre corpos humanos, no âmbito da pesquisa referente à educação científica.
Palavras-chave: Corpos humanos
Sistemas complexos
Diversidade
Ensino de Biologia - Educação básica
Resumo em inglês: The objective of this work was to propose didactic drawings of human bodies for main use in Basic Education. To this end, we support the theoretical perspective that human bodies are complex and integrated systems, we present didactic challenges for students to understand this vision and we seek to overcome the lack of body diversity identified in science textbooks. These three pillars, associated with instructional criteria for creating these types of drawings (Postigo; López-Manjón, 2018) and the notion of spatial isomorphism (Cheng; Gilbert, 2015), comprised the theoretical-conceptual elements for creating the drawings. The procedural dimension of creating the drawings involved the use of pencil and paper, an activity complemented with the use of software (IbisPaintX App and Canva platform). We consider that the proposed designs could: (i) contribute to the formulation of textbooks aligned with the theoretical perspectives we discussed; (ii) be used by science teachers in Basic Education, at different levels of education, or even by teachers involved in teacher training; (iii) inspire the creation of other drawings about human bodies, within the scope of research related to scientific education.
Palavras-chave em inglês: Human bodies
Complex systems
Diversity
Teaching Biology - Basic education
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 19-Jul-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-01-22T14:03:48Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4101
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenhos_Didaticos_Corpos_TCC_2024.pdf8,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.