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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4100
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Criatividade na formação inicial do professor de Biologia: percepções de estudantes universitários |
metadata.dc.creator: | Lordelo, Debora Vieira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Neilton da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Brito, Danilo Almeida |
metadata.dc.description.resumo: | A formação de professores deve priorizar o desenvolvimento do potencial criativo, proporcionando experiências práticas e reflexivas, uma vez que, promover a criatividade na educação é essencial para enfrentar desafios contemporâneos. A Base Nacional Comum Curricular reconhece a criatividade como uma competência fundamental. Nessa direção, professores criativos são capazes de engajar e estimular os alunos para que desenvolvam seu pensamento crítico e a sua autonomia. Neste sentido, este estudo busca analisar as experiências dos licenciandos(as) sobre a criatividade no processo de formação inicial do professor(a) de Biologia da UFRB. Para tanto, utilizou-se como teóricos de referência para fundamentação do tema abordado Scheibe (2008), Borges; Aquino; Puentes (2012), Alencar (1990; 2000), Siqueira (2012); Freire (1996), Saviani (1991), entres outros autores. A pesquisa ancorou-se numa abordagem qualitativa, classificando-se como exploratória quanto aos objetivos da pesquisa. Para coleta de dados utilizou-se como instrumento um questionário semiaberto, via Google Forms, aplicado junto a 28 estudantes de Licenciatura em Biologia da UFRB. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e discutidos à luz do quadro teórico. Os resultados da investigação revelaram que a unanimidade dos estudantes da Licenciatura em Biologia da UFRB considerara a criatividade um elemento crucial em sua formação. Eles acreditam que a criatividade é essencial para o desenvolvimento de processos educativos integradores e independentes ao longo de suas carreiras profissionais. Em relação às suas experiências como futuros professores de Biologia durante a formação inicial, foi observado que os processos criativos promovidos pelos formadores estavam parcialmente presentes, principalmente através do uso de metodologias diversificadas. No entanto, muitas dessas metodologias eram inexistentes ou apresentavam pouca intencionalidade. Os estudantes destacam que as práticas pedagógicas focadas na criatividade devem priorizar o aprendizado contextualizado com o cotidiano das aulas, direcionando a formação de cidadãos críticos. Conclui-se que as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes formadores, ao preparar futuros professores de Biologia, precisam ser baseadas na reflexividade e na experiência de aprendizagem contextualizada, lúdica, científica e intencional, preparando os alunos para o exercício da docência. |
Keywords: | Formação docente Inovação pedagógica Didática - Práticas pedagógicas - Criatividade Ensino de Ciências e Biologia |
Abstract: | Teacher training should prioritize the development of creative potential, providing practical and reflective experiences, as promoting creativity in education is essential to facing contemporary challenges. The National Common Curricular Base recognizes creativity as a fundamental competence. In this direction, creative teachers can engage and stimulate students to develop their critical thinking and autonomy. Thus, this study aims to analyze the experiences of undergraduate students regarding creativity in the initial training process of Biology teachers at UFRB. For this purpose, the theoretical references used to substantiate the topic include Scheibe (2008), Borges; Aquino; Puentes (2012), Alencar (1990; 2000), Siqueira (2012); Freire (1996), Saviani (1991), among others. The research is anchored in a qualitative approach, classified as exploratory regarding the research objectives. For data collection, a semi-open questionnaire via Google Forms was used, applied to 28 undergraduate Biology students from UFRB. The data were interpreted through Bardin's content analysis (2011) and discussed in light of the theoretical .The investigation results revealed that all undergraduate Biology students at UFRB considered creativity a crucial element in their training. They believe that creativity is essential for developing integrative and independent educational processes throughout their professional careers. Regarding their experiences as future Biology teachers during initial training, it was observed that the creative processes promoted by the instructors were partially present, mainly through diverse methodologies. However, many of these methodologies were either non-existent or had little, The students highlighted that pedagogical practices focusing on creativity should prioritize contextualized learning with everyday classroom experiences, directing the formation of critical citizens. It is concluded that the didactic strategies used by instructor teachers, in preparing future Biology teachers, need to be based on reflexivity and contextualized, playful, scientific, and intentional learning experiences, preparing students for the exercise of teaching in basic education. |
metadata.dc.subject.en: | Teacher training Pedagogical innovation Didactics - Pedagogical practices - Creativity Science and Biology teaching |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Issue Date: | 30-Jul-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2025-01-22T13:40:10Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4100 |
Appears in Collections: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
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