Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Caminhos para inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino de Ciências e Biologia
Autor(es): Reis Filho, Humberto Moreira dos
Orientador(a): Silva, Neilton da
Membro(a) da banca: Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
Membro(a) da banca: Santos, Janete dos
Resumo: A educação inclusiva para estudantes autistas tem sido cada vez mais reconhecida como um processo de acolhimento e respeito à singularidade da pessoa humana, que possui eventuais necessidades educativas específicas em decorrência da sua neuroatipicidade. Na sala de aula da escola básica, os professores de Ciências e Biologia de alunos autistas enfrentam desafios curriculares, pedagógicos e adaptativos, gerando impotência e insegurança nos seus processos de ensino. Diante disso, objetivou-se nesta pesquisa compreender as concepções de ensino inclusivo e as práticas de professores de Ciências e Biologia em exercício, que atuam com estudantes com Transtorno do Espectro Autista em salas de aula no município de São Félix-BA. Para alcançar esse propósito, tornou-se fundamental a aproximação dos teóricos de destaque, visando embasar as categorias exploradas nesta pesquisa, tais como: Amaral (2014), Cunha (2016), Grandin e Panek (2018), Pontis (2022), Sassaki (1999), entre outros. A pesquisa ancorou-se na abordagem descritiva, do tipo estudo descritivo, e os dados foram interpretados e discutidos por meio da análise de conteúdo de Bardin (1979). Os resultados da pesquisa indicam que os professores de Ciências e Biologia do município de São Félix compreendem a importância da educação inclusiva para a sociedade, mesmo que existam vivências negativas quanto a possibilidades de acesso à informação sobre educação inclusiva para autistas para além da graduação, e enfatizaram que, mesmo com todos os cursos, as escolas deveriam dispor de psicólogos e outros profissionais de apoio, evitando que todo trabalho se concentre apenas no professor. Concluiu-se, que sem formação continuada os professores podem não estar atualizados com as melhores práticas e estratégias para adaptar o currículo às necessidades específicas de alunos autistas. Neste contexto, o Guia para Educadores de Estudantes Autistas pode oferecer valiosas orientações, informações e sugestões para o trabalho educativo nas escolas.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Estudantes neuroatípicos
Professores de Ciências e Biologia
Guia prático - GEEA (Guia para educadores de estudantes autistas)
São Félix (BA)
Resumo em inglês: Inclusive education for autistic students has increasingly been recognized as a process of welcoming and respecting the uniqueness of each individual, who may have specific educational needs due to their neurodiversity. In the basic education classroom, Science and Biology teachers of autistic students face curricular, pedagogical, and adaptive challenges, leading to feelings of powerlessness and insecurity in their teaching processes. Therefore, this research aimed to understand the conceptions of inclusive teaching and the practices of Science and Biology teachers working with students with Autism Spectrum Disorder in classrooms in the municipality of São Félix- BA. To achieve this objective, it was crucial to refer to prominent theorists to support the categories explored in this research, such as Amaral (2014), Cunha (2016), Grandin and Panek (2018), Pontis (2022), Sassaki (1999), among others. The research was grounded in a qualitative approach, specifically a descriptive study, and the data were interpreted and discussed through Bardin's (1979) content analysis. The results indicate that Science and Biology teachers in São Félix understand the importance of inclusive education for society, even though there are negative experiences regarding access to information about inclusive education for autistic individuals beyond undergraduate studies. They emphasized that, despite all available courses, schools should have psychologists and other support professionals to avoid placing all the work solely on the teacher. It was concluded that without ongoing professional development, teachers may not be updated on the best practices and strategies to adapt the curriculum to the specific needs of autistic students. In this context, the Guide for Educators of Autistic Students can offer valuable guidance, information, and suggestions for educational work in schools.
Palavras-chave em inglês: Inclusive education
Neurodivergent students
Science and Biology
Practical guide - GEEA (Guide for educators of autistic students)
São Félix (BA)
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 2-Ago-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-01-21T16:12:13Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4096
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