Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorReis Filho, Humberto Moreira dos-
dc.date.accessioned2025-01-21T16:12:13Z-
dc.date.available2025-01-21T16:12:13Z-
dc.date.issued2024-08-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4096-
dc.description.abstractInclusive education for autistic students has increasingly been recognized as a process of welcoming and respecting the uniqueness of each individual, who may have specific educational needs due to their neurodiversity. In the basic education classroom, Science and Biology teachers of autistic students face curricular, pedagogical, and adaptive challenges, leading to feelings of powerlessness and insecurity in their teaching processes. Therefore, this research aimed to understand the conceptions of inclusive teaching and the practices of Science and Biology teachers working with students with Autism Spectrum Disorder in classrooms in the municipality of São Félix- BA. To achieve this objective, it was crucial to refer to prominent theorists to support the categories explored in this research, such as Amaral (2014), Cunha (2016), Grandin and Panek (2018), Pontis (2022), Sassaki (1999), among others. The research was grounded in a qualitative approach, specifically a descriptive study, and the data were interpreted and discussed through Bardin's (1979) content analysis. The results indicate that Science and Biology teachers in São Félix understand the importance of inclusive education for society, even though there are negative experiences regarding access to information about inclusive education for autistic individuals beyond undergraduate studies. They emphasized that, despite all available courses, schools should have psychologists and other support professionals to avoid placing all the work solely on the teacher. It was concluded that without ongoing professional development, teachers may not be updated on the best practices and strategies to adapt the curriculum to the specific needs of autistic students. In this context, the Guide for Educators of Autistic Students can offer valuable guidance, information, and suggestions for educational work in schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes neuroatípicospt_BR
dc.subjectProfessores de Ciências e Biologiapt_BR
dc.subjectGuia prático - GEEA (Guia para educadores de estudantes autistas)pt_BR
dc.subjectSão Félix (BA)pt_BR
dc.titleCaminhos para inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação inclusiva para estudantes autistas tem sido cada vez mais reconhecida como um processo de acolhimento e respeito à singularidade da pessoa humana, que possui eventuais necessidades educativas específicas em decorrência da sua neuroatipicidade. Na sala de aula da escola básica, os professores de Ciências e Biologia de alunos autistas enfrentam desafios curriculares, pedagógicos e adaptativos, gerando impotência e insegurança nos seus processos de ensino. Diante disso, objetivou-se nesta pesquisa compreender as concepções de ensino inclusivo e as práticas de professores de Ciências e Biologia em exercício, que atuam com estudantes com Transtorno do Espectro Autista em salas de aula no município de São Félix-BA. Para alcançar esse propósito, tornou-se fundamental a aproximação dos teóricos de destaque, visando embasar as categorias exploradas nesta pesquisa, tais como: Amaral (2014), Cunha (2016), Grandin e Panek (2018), Pontis (2022), Sassaki (1999), entre outros. A pesquisa ancorou-se na abordagem descritiva, do tipo estudo descritivo, e os dados foram interpretados e discutidos por meio da análise de conteúdo de Bardin (1979). Os resultados da pesquisa indicam que os professores de Ciências e Biologia do município de São Félix compreendem a importância da educação inclusiva para a sociedade, mesmo que existam vivências negativas quanto a possibilidades de acesso à informação sobre educação inclusiva para autistas para além da graduação, e enfatizaram que, mesmo com todos os cursos, as escolas deveriam dispor de psicólogos e outros profissionais de apoio, evitando que todo trabalho se concentre apenas no professor. Concluiu-se, que sem formação continuada os professores podem não estar atualizados com as melhores práticas e estratégias para adaptar o currículo às necessidades específicas de alunos autistas. Neste contexto, o Guia para Educadores de Estudantes Autistas pode oferecer valiosas orientações, informações e sugestões para o trabalho educativo nas escolas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Neilton da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6093440947102931pt_BR
dc.contributor.referee1Garcia, Rosineide Pereira Mubarack-
dc.contributor.referee2Santos, Janete dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enInclusive educationpt_BR
dc.subject.enNeurodivergent studentspt_BR
dc.subject.enScience and Biologypt_BR
dc.subject.enPractical guide - GEEA (Guide for educators of autistic students)pt_BR
dc.subject.enSão Félix (BA)pt_BR
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