Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4095
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A Negação do direito de ler e escrever: trajetórias de exclusão de Raimundas e Antonios da comunidade Mão Divina.
metadata.dc.creator: Silva, Maria Beatriz Salomão
Asesor(a): Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso intitulado “A negação do direito de ler e escrever: trajetória de exclusão de Raimundas e Antonios da comunidade de Mão Divina”, tem como objetivo conhecer a trajetória de vida de pessoas não alfabetizadas ou pouco escolarizadas da comunidade Mão Divina, município de Governador Mangabeira-BA, a fim de compreender os motivos que impossibilitaram o direito de ler e escrever. A pesquisa explora os fatores sociais, econômicos e culturais que contribuíram para essa exclusão, como a pobreza, a desigualdade de oportunidades e a ausência de políticas públicas eficazes. O método de pesquisa foi através da abordagem qualitativa, com viés na pesquisa de campo, em que foi realizada uma entrevista semiestruturada a partir de quatro questões, realizada com duas pessoas não alfabetizadas para obter resultado proposto a partir da produção e análise de dados. Esta pesquisa traz como fundamentação teórica alguns autores para dialogar sobre o tema em questão, como: Gentili (1994), (Arroyo, 2006), (Brandão, 2001), Minayo (1993,), dentre outros referenciais. A partir dos resultados do estudo foi possível perceber por qual motivo existe a exclusão na educação de muitas pessoas, a pesquisa pôde identificar também que as discussões sobre a importância de iniciativas que promovam a alfabetização e o acesso à educação de qualidade como ferramentas de inclusão e cidadania é essencial destacar que a alfabetização e a educação de qualidade são ferramentas que transformam a vida das pessoas e das comunidades. Elas permitem que indivíduos desenvolvam habilidades para entender e interagir com o mundo de forma mais plena, favorecendo a igualdade de oportunidades e o fortalecimento da convivência democrática. A análise aponta caminhos para que políticas educacionais mais inclusivas sejam implementadas, garantindo que histórias como as de Raimundas e Antonios não sejam repetidas. A educação, enquanto direito humano fundamental, é apresentada como um instrumento essencial para romper com as desigualdades e construir uma sociedade mais justa.
Palabras clave : Exclusão educacional
Alfabetização
Inclusão social
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Enseñanza: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 16-dic-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-01-21T13:03:19Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4095
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Negacao_Direito_ Ler_TCC_2024.pdf915,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.