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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4095
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | A Negação do direito de ler e escrever: trajetórias de exclusão de Raimundas e Antonios da comunidade Mão Divina. |
metadata.dc.creator: | Silva, Maria Beatriz Salomão |
Asesor(a): | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso intitulado “A negação do direito de ler e escrever: trajetória de exclusão de Raimundas e Antonios da comunidade de Mão Divina”, tem como objetivo conhecer a trajetória de vida de pessoas não alfabetizadas ou pouco escolarizadas da comunidade Mão Divina, município de Governador Mangabeira-BA, a fim de compreender os motivos que impossibilitaram o direito de ler e escrever. A pesquisa explora os fatores sociais, econômicos e culturais que contribuíram para essa exclusão, como a pobreza, a desigualdade de oportunidades e a ausência de políticas públicas eficazes. O método de pesquisa foi através da abordagem qualitativa, com viés na pesquisa de campo, em que foi realizada uma entrevista semiestruturada a partir de quatro questões, realizada com duas pessoas não alfabetizadas para obter resultado proposto a partir da produção e análise de dados. Esta pesquisa traz como fundamentação teórica alguns autores para dialogar sobre o tema em questão, como: Gentili (1994), (Arroyo, 2006), (Brandão, 2001), Minayo (1993,), dentre outros referenciais. A partir dos resultados do estudo foi possível perceber por qual motivo existe a exclusão na educação de muitas pessoas, a pesquisa pôde identificar também que as discussões sobre a importância de iniciativas que promovam a alfabetização e o acesso à educação de qualidade como ferramentas de inclusão e cidadania é essencial destacar que a alfabetização e a educação de qualidade são ferramentas que transformam a vida das pessoas e das comunidades. Elas permitem que indivíduos desenvolvam habilidades para entender e interagir com o mundo de forma mais plena, favorecendo a igualdade de oportunidades e o fortalecimento da convivência democrática. A análise aponta caminhos para que políticas educacionais mais inclusivas sejam implementadas, garantindo que histórias como as de Raimundas e Antonios não sejam repetidas. A educação, enquanto direito humano fundamental, é apresentada como um instrumento essencial para romper com as desigualdades e construir uma sociedade mais justa. |
Palabras clave : | Exclusão educacional Alfabetização Inclusão social |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Enseñanza: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 16-dic-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Acceso disponible en: | 2025-01-21T13:03:19Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4095 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Negacao_Direito_ Ler_TCC_2024.pdf | 915,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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