Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Rafaela Garcez dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T12:25:37Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16 | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rafaela Garcez dos. Decolonialidade e as performances do corpo em cena: entre memórias e resistências. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Artes.) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4083 | - |
dc.description.abstract | The body on stage is a territory of narratives and insurgencies, a platform where ancestral memories and acts of resistance are interwoven. This article reflects on decoloniality as acritical lens for analyzing the body in performance, understanding it as a space of contestation against colonial structures that persist in contemporary culture. Through intersectional perspectives, the text explores how racialized bodies on stage reinterpret their histories, challenging power dynamics and proposing new poetics that confront the coloniality of being, knowing, and feeling | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ancestral | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | Decolonialidade e as performances do corpo em cena: entre memórias e resistências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O corpo em cena é território de narrativas e insurgências, um palco onde se costuram memórias ancestrais e gestos de resistência. Este artigo propõe uma reflexão sobre a decolonialidade como lente crítica para a análise do corpo em performance, entendendo-o como um espaço de contestação às estruturas coloniais que persistem na cultura contemporânea. A partir de perspectivas interseccionais o texto explora como corpos racializados em cena ressignificam suas histórias, tensionando as dinâmicas de poder e propondo novas poéticas que desafiam a colonialidade do ser, do saber e do sentir | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Raimundo Nonato Ribeiro da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1541070332025803 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Raimundo Nonato Ribeiro da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1541070332025803 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lordelo, Lia da Rocha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2037940249623609 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carneiro, Sarah Roberta de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0709100544196444 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.en | Ancestral | pt_BR |
dc.subject.en | Coloniality | pt_BR |
dc.subject.en | Body | pt_BR |
dc.subject.en | decoloniality | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CECULT - Licenciatura Interdisciplinar em Artes - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Decolonialidade_Performances_ Corpo_ TCC_2024.pdf | 241,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons