Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4069
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Das teclas à lousa: notas de um memorial acadêmico no curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira
metadata.dc.creator: Silva, Jefferson Gomes Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Jorge Luiz Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Isabella Silva dos
Référence bibliographique: SILVA, Jefferson Gomes Lima. Das teclas à lousa: notas de um memorial acadêmico no curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira, Santo Amaro-BA. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira - EAD). Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal da Bahia, Santo Amaro, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, intitulado "Das teclas à lousa: notas de um memorial acadêmico no curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira", apresenta a trajetória formativa do autor durante o curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira. Organizado em formato memorial, o texto narra e reflete sobre experiências acadêmicas e pessoais que contribuíram para a construção da identidade docente e musical do autor. Por meio de uma abordagem narrativa e reflexiva, o trabalho destaca momentos significativos, desafios e aprendizados, contextualizando o impacto da educação musical na formação cultural e social. Além disso, explora a multiculturalidade, a inclusão e o papel das tecnologias digitais na prática pedagógica.
Mots-clés: Educação Musical
Multiculturalidade
Inclusão
Educacional
Formação docente
Résumé: This work, entitled "From Keys to the Blackboard: Notes from an Academic Memorial in the Bachelor's Degree in Brazilian Popular Music," presents the author's educational journey during the Bachelor's Degree in Brazilian Popular Music program. Organized as a memorial, the text narrates and reflects on academic and personal experiences that shaped the author's teaching and musical identity. Through a narrative and reflective approach, the study highlights significant moments, challenges, and learning, contextualizing the impact of music education on cultural and social development. Additionally, it explores multiculturalism, inclusion, and the role of digital technologies in pedagogical practice.
metadata.dc.subject.en: Music Education
Multiculturalism
Inclusion
Educational Technology
Teacher training
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas
Date de publication: 10-déc-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.date.available: 2025-01-13
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4069
Collection(s) :CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Teclas_Lousa_Notas_TCC_2024.pdf386,07 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons