Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4067
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Processo de ensino e aprendizagem de Citologia no 1° ano do Ensino Médio: desafios e perspectivas |
metadata.dc.creator: | Santos, Crislayne Januario dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Neilton da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Garcia, Rosineide Pereira Mubarack |
metadata.dc.description.resumo: | As dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem por alunos e professores do 1o ano do Ensino Médio, quando se aborda os objetos de conhecimento da Biologia, especificamente no contexto da Citologia, tem sido destaque nos estudos na Educação, posto que, essa área do saber sempre foi estigmatizada por conter uma nomenclatura muito específica e de difícil memorização. Para além disso, o ensino de Biologia exige do professor a superação de desafios que vão além dos alcances meramente conceituais. A possível explicação, que pode ocasionar essas dificuldades de aprendizagem, pode estar na abordagem dos conteúdos conceituais, escolha das estratégias metodológicas ou nos recursos mais apropriados e serem utilizados em sala de aula. Neste sentido, o presente trabalho busca investigar as dificuldades enfrentadas por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem referente aos objetos de conhecimento de Citologia. Para tanto, o percurso metodológico versa sobre uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, realizada com uma turma do 1° ano do Ensino Médio e um professor de Biologia de uma escola estadual na cidade de Cachoeira - BA. O trabalho utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário fechado, entrevista semiestruturada e a aplicação de um jogo didático, cujos resultados obtidos foram analisados com base na literatura de referência publicada na área. A entrevista ao professor de Biologia e o questionário aplicado aos alunos da referida escola, teve o intuito de investigar os desafios e perspectivas frente ao ensino e aprendizagem dos objetos de Citologia na turma investigada. O jogo didático intitulado “Dominó das células”, foi elaborado e aplicado para que, de forma lúdica, fosse abordado um dos objetos de conhecimento da área de Citologia e averiguar o interesse e participação dos alunos nas aulas de Biologia. A partir da análise e discussão dos dados obtidos, foi possível identificar algumas dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem dos objetos inerentes à Citologia e, desta forma, compreender que o professor precisa estar apto a propor o uso de diferentes estratégias metodológicas e recursos didáticos que venham a auxiliá-lo no processo de ensino, e que os alunos não compreendem o real significado prático da aprendizagem dos objetos relacionados a Citologia. Neste sentido, considerando a escola pública como o futuro campo de trabalho dos licenciandos, torna-se relevante discutir esse tema durante o percurso formativo inicial de professores, como um aspecto importante a ser enfrentado e, portanto, se faz urgente e necessária a adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), no intuito de aproximá-los a nova realidade educacional, no contexto da implementação e enfrentamento das novas diretrizes curriculares no âmbito da BNCC. |
Palabras clave : | Ensino de Biologia - Citologia Estratégias metodológicas Jogos didáticos - Aprendizagem Dificuldades em Biologia Dominó das células Ensino Médio - Cachoeira (BA) |
Resumen : | The difficulties faced in the teaching and learning process by students and teachers of the 1st year of high school, when approaching the objects of knowledge of Biology, specifically in the context of Cytology, have been highlighted in studies in Education, since this area of knowledge has always been stigmatized for having a very specific nomenclature that is difficult to memorize. Furthermore, theteaching of Biology requires the teacher to overcome challenges that go beyond merely conceptual scope. The possible explanation, which can cause these learning difficulties, may be in the approach of conceptual contents, choice of methodological strategies or in the most appropriate resources to be used in the classroom. In this sense, the present work seeks to investigate the difficulties faced by students and teachers in the teaching and learning process regarding the objects of knowledge of Cytology. To this end, the methodological path deals with qualitative research, of a descriptive and exploratory nature, carried out with a group of the 1st year of High School and a Biology teacher from a state school in the city of Cachoeira-BA. The work used a closed questionnaire, a semi-structured interview and the application of a didactic game as data collection instrument, whose results were analyzed based on the reference literature published in the area. The interview with the Biology teacher and the questionnaire applied to the students of that school, aimed to investigate the challenges and perspectives facing the teaching and learning of Cytology objects in the investigated class. The didactic game entitled “Cells dominoes” was designed and applied so that, in a playful way, one of the objects of knowledge in the area of Cytology could be approached and to ascertain the interest and participation of students in Biology classes. From the analysis and discussion of the data obtained, it was possible to identify some difficulties faced in the teaching and learning process of Cytology objects and, in this way, to understand that the teacher needs to be able to propose the use of different methodological strategies and didactic resources that come to help him in the teaching process, and that students do not understand the real practical meaning of learning objects related to Cytology. In this sense, considering the public school as the future field of work for undergraduates, it becomes relevant to discuss this topic during the initial training course of teachers, as an important aspect to be faced and, therefore, it is urgent and necessary to adapt the Course Pedagogical Projects (PPC, in Portuguese), in order to bring them closer to the new educational reality, in the context of implementing and facing the new curricular guidelines within the scope of the BNCC. |
metadata.dc.subject.en: | Teaching Biology - Cytology Methodological strategies Didactic games - Learning Difficulties in Biology Dominoes of cells High school - Cachoeira (BA) |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Fecha de publicación : | 17-may-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2025-01-10T16:44:51Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4067 |
Aparece en las colecciones: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processo_Ensino_Aprendizagem_TCC_2023.pdf | 26,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.