Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4045
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | O uso de materiais reutilizáveis: uma alternativa no fazer musical |
metadata.dc.creator: | Serra, Cléber Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mendes, Moisés Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Brasil, Anderson Fabrício Andrade |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos , Marcos dos Santos |
Citation: | BARRETO, Joana Célia Coutinho; SILVA, Marilena Loureiro da. Entrecruzamentos de cultura e Meio Ambiente Na Amazônia Paraense: as ações educativas presentes a construção do cortejo do Cordão do Gallo em Cachoeira do Arari (PA). Revista de Estudos Universitários-REU, v. 38, n. 2, p. 231-247 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/81344328/Entrecruzamentos_De_Cultura_e_Meio_Ambiente_Na_ Amaz%C3%B4nia_Paraense_As_A%C3%A7%C3%B5es_Educativas_Presentes_Na_Constr u%C3%A7%C3%A3o_Do_Cortejo_Do_Cord%C3%A3o_Do_Gallo_Em_Cachoeira_Do_Ara ri_Pa_?uc-sb-sw=13907027. Acesso em: 08 Fev. 2023. BERGOLD, Leila Brito et al. Oficinas Musicais: desenvolvendo estratégias criativas voltadas para educação e promoção da saúde. Saberes e Experiências de Extensão em Promoção da Saúde, p. 127, 2020. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/livros/article/view/15515/12729. Acesso em: 08 Fev. 2023. CICOLANI, Josiane Cristina; MACHADO, Simone Gorete. Palhetas de oboé: confecção, materiais e ferramentas. Revista da Tulha, v. 3, n. 1, p. 126-174, 2017. Disponível em: https://revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/135168. Acesso em: 09 Fev. 2023. COSTA, Ângela Aparecida Lima da. A música como instrumento facilitador da aprendizagem na educação infantil. Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso, p. 15-16, 2019. Disponível em: https://pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/repositoriotcc/article/view/1665. Acesso em: 09 Fev. 2023. COURELA, Conceição; CÉSAR, Margarida. Educação formal de adultos e cidadania: contributos da educação ambiental para percursos de participação e inclusão. Educação, Sociedade & Culturas, v. 27, p. 193-210, 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/6427. Acesso em: 09 fev. 2023. FERNANDES, Rodrigo Ramos da Silva et al. 5 Manifestações rítmicas e expressivas na educação infantil. Revista de Divulgação Interdisciplinar, v. 3, n. 2, Ed. Esp, 2015. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/redivi/article/view/8017. Acesso em: 13 Mar. 2023. FERREIRA, Eliana. Materiais não estruturados e semiestruturados no brincar das crianças da educação infantil. Anais do seminário formação docente: intersecção entre universidade e escola, v. 5, n. 05, 2023. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8938. Acesso em: 13 Mar. 2023. GARCIA, Daniele Munhoz. Som e vida após a lata: construção de instrumentos musicais com material alternativo. 2013. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, p. 15-33, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/b109da9a-df10-4826-a576-7ec0421be44d. Acesso em: 15 Mar. 2023. 69 GIGANTE, Ana Beatriz Chavão de Alencar et al. Saúde mental do homem: a influência da oficina terapêutica para uma maior adesão, prevenção e tratamento. Organizadores dos anais da jornada do IETC 2022.2, p. 80, 2023. Disponível em: https://www.unifeso.edu.br/editora/pdf/673420f0527edafea7cdd3f3150e973b.pdf. Acesso em: 16 Mar. 2023. HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 5, p. 07-41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acesso em: 04 Abr. 2023. IAZZETTA, Fernando. Reflexões sobre a Música e o Meio. Anais do XIII encontro anual da associação nacional de pesquisa e pós-graduação em música (ANPPOM), v. 23, p. 200-210, 2001. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anppom_2001_2.pdf. Acesso em: 08 Abr. 2023. JESUS, Elieser Ademir de; URIARTE, Mônica Zewe; RAABE, André Luís Alice. Zorelha: um objeto de aprendizagem para auxiliar o desenvolvimento da percepção musical em crianças de 4 a 6 anos. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 18, n. 01, p. 91, 2010. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/1212. Acesso em: 11 Abr. 2023. JESUS, Elieser Ademir de; URIARTE, Mônica Zewe; RAABE, André Luís Alice. Desenvolvendo a percepção musical em crianças através de um objeto de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. 1, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14182. Acesso em: 05 Mai. 2023. LIMA, Thiago José Bezerra de et al. Projeto música sustentável: uma prática de educação musical com materiais reutilizáveis. p. 221-227, 2021. Disponível em: https://www.editoracientifica.com.br/books/chapter/projeto-musica-sustentavel-uma-pratica de-educacao-musical-com-materiais-reutilizaveis. Acesso em: 14 Mai. 2023. LORENZON, Rodrigo Rosado. ReciclaMusicando: práticas musicais através de instrumentos construídos de material reciclado. p. 10-18, 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/71655. Acesso em: 06 Jun. 2023. LUERSEN, Tamara Cristina; MUNHOZ, Angelica Vier. Oficina de música nos anos iniciais: criando uma musicoteca. Revista Destaques Acadêmicos, v. 9, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1215. Acesso em: 20 Jun. 2023. LUNETTA, Avaetê de; GUERRA, Rodrigues. Metodologia da pesquisa científica e acadêmica. Revista OWL (OWL Journal) - Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, v. 1, n. 2, p. 149-159, 2023. Disponível em: https://revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/48. Acesso em: 07 Jul. 2023. 70 MARQUES, Inês Filipa Lopes. A crescer e a brincar com a música. 2023. Tese de Doutorado, Escola Superior de Educação, Politécnico de Coimbra. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/45733. Acesso em: 17 Jul. 2023. MOREIRA, Ana Rita Borlido. Expressão musical em contexto pré-escolar: projeto" A Arca do Zé". p. 48-50, 2015. Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Disponível em: http://repositorio.ipvc.pt/handle/20.500.11960/1712. Acesso em: 27 Jul. 2023. OLIVEIRA, Cíntia Custódio de. A linguagem musical no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57112. Acesso em: 20 Jul. 2024. PEREIRA, Aparecida de Jesus Soares et al. Residência pedagógica na UFT/Arraias: oficina de confecção de instrumentos musicais em uma escola do campo. Desafios-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 7, n. Especial-2, p. 94-96, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340909933_RESIDENCIA_PEDAGOGICA_NA_ UFTARRAIAS_OFICINA_DE_CONFECCAO_DE_INSTRUMENTOS_MUSICAIS_EM_U MA_ESCOLA_DO_CAMPO. Acesso em: 20 Ago. 2023. RAMOS, Mariana Nunes. Musicalização na educação Infantil: contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, p. 26-27, 2021. Disponível em: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1272. Acesso em: 29 Ago. 2023. RIBEIRO, Elder Pereira. Contribuições da pedagogia do terreiro para o aprendizado de um (a) Abiã. 2023. 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Artes, Humanidades e Letras, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, 2023. Disponível em: https://ufrb.edu.br/mphistoria/images/RELAT%C3%93RIO_FINAL_-_PPGMPH-UFRB_- _ELDER_PEREIRA_RIBEIRO_1.pdf. Acesso em: 10 Set. 2023. RIBEIRO, Ivo de Sá; ORTOLAM, Roberta; GAZOTTO, Rosana Donizeti Martinho. Arte na educação infantil: propostas transformadoras utilizando as linguagens artísticas com materiais e técnicas diversificadas. III seminário de educação inclusiva na região do ABCDMRR, 3., 2018, São Caetano do Sul. Anais eletrônicos... São Caetano do Sul, USCS, 2018., p. 23. Disponível em: https://www.academia.edu/43606238/Anais_III_Seminario_de_Educacao_Inclusiva. Acesso em: 20 Set. 2023. SACILOTTO, Isabele Candiotto; CHALUH, Laura Noemi. Práticas de leitura nos subprojetos PIBID. Linha Mestra, v. 10, n. 30, p. 1153-1157, 2016. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/759. Acesso em: 18 Out. 2023. 71 SANTOS, Ana Carolina Melo. Desenvolvimento de um produto acopolado a um serviço de personalização, que visa optimizar o transporte de instrumentos musicais. 2016. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa (Portugal). Disponível em: https://rc.cplp.org/Record/rcaap_dae235083b1f3220f4cfae251d29db5d. Acesso em: 27 Out. 2023. SANTOS, Pricila Kohls; MOROSINI, Marília Costa. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica online, v. 33, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/vi ew/1318. Acesso em: 10 Nov. 2023. SANTOS, Samyres Oliveira dos et al. Projeto música sustentável: uma prática de educação musical com materiais reutilizáveis. Educação: pesquisa em linguagens, leitura e cultura, v. 1, n. 1, p. 218-228, 2021. Disponível em: https://www.editoracientifica.com.br/books/chapter/projeto-musica-sustentavel-uma-pratica de-educacao-musical-com-materiais-reutilizaveis. Acesso em: 28 Nov. 2023. SILVA, Amanda Kelly Ferreira da. “Arte é pintar a capa da prova, tia:” analisando o livro didático de arte como possibilidade de ensino e de aprendizagens nos anos iniciais. p. 09-11, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88570. Acesso em: 15 Dez. 2023. SILVA, Nayanne Nascimento; GODOI, Rozana Vanessa Fagundes Valentim. Ensino de arte em duas escolas públicas de Itaporã/MS. Anais do seminário formação docente: intersecção entre universidade e escola, v. 3, n. 3, p. 493-506, 2019. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5846. Acesso em: 20 Jan. 2024. SIPRIANO, Alessandra Teixeira et al. Se constituindo docente por meio de um projeto de música na educação infantil. Revista de Divulgação Interdisciplinar, v. 3, n. 2, Ed. Esp, 2015. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/redivi/article/view/8018. Acesso em: 10 Fev. 2024. SOUSA, Ana Claudia Nascimento; JUNIOR, Omero Martins Rodrigues. Principais erros na fase pré-analítica de exames laboratoriais: uma revisão bibliográfica integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e261101523662, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/356794240_Principais_erros_na_fase_pre analitica_de_exames_laboratoriais_uma_revisao_bibliografica_integrativa. Acesso em: 22 Mar. 2024. SOUZA, Corina Fernandes; RIBEIRO, Éfrem Colombo Vasconcelos. Dramatizando e cantando os impactos ambientais. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, V. 1, N. 1, P. 78-78, 2020. Disponível em: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/133. Acesso em: 08 Abr. 2024. 72 SOUZA, Karolyny Alves Teixeira de. “Onde estão as meninas para brincar com a gente?” Uma análise da cultura popular como ferramenta de emancipação humana. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, p. 23-32, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36409. Acesso em: 28 Mai. 2024. SOUZA, Paulo Henrique de. Música na educação infantil: reflexões acerca das confecções de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33765. Acesso em: 19 Jun. 2024. TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto. A Flauta de Êmbolo: sua construção e aplicação no ensino de música. XXI Congresso nacional da Associação Brasileira de Educação Musical Ciência, tecnologia e inovação: perspectivas para pesquisa e ações em educação musical. Pirenópolis: ABEM, 2013. Pg. 115 a 125. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/abem_2013_p.pdf. Acesso em: 20 Jun. 2024 VALE, Sara Paraguassú Santos do. Experiências sonoro-musicais: da pesquisa para a formação continuada de professores no Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 8, n. 3, p. 20-29, 2021. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1201. Acesso em: 20 Jul. 2024 |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho apresenta um relato de experiências auto etnográficas que dialoga com revisão bibliográfica sobre o uso de materiais reutilizáveis na execução musical, destacando sua importância como alternativa sustentável viável no campo da educação e performance musical. Além de apresentar as minhas vivências sobre os projetos: “Um Atlântico, Um Recôncavo”, com o professor Anderson Brasil; o Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA), com a professora Francisca Helena Marques e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A pesquisa fundamenta-se em um referencial teórico que abrange desde conceitos de sustentabilidade e ecologia, no âmbito musical até estudos sobre a pedagogia musical, que incorporam práticas ecológicas. Os principais resultados indicam que o uso de materiais reutilizáveis contribui para a redução de resíduos, bem como, incentivam à consciência ambiental entre musicistas e educadores, além de abrir novas possibilidades pedagógicas e criativas, no ensino e na execução musical. Observou-se uma variedade significativa de materiais empregados, desde itens domésticos comuns até resíduos industriais, que, quando transformados, adquirem novo valor artístico e didático. O estudo também revela, que existem desafios relacionados à durabilidade e à qualidade sonora dos materiais reutilizáveis. As experiências analisadas demonstram potencial para desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e sustentáveis nos aprendizes de música. Conclui-se que a integração de materiais reutilizáveis no fazer musical representa uma abordagem significativa para a educação musical moderna, incentivando a inovação, a conscientização ambiental e a inclusão social |
Keywords: | Sustentabilidade Instrumentos musicais reutilizáveis Educação musical |
Abstract: | This work presents an auto-ethnographic report of experiences that dialogues with bibliographical review on the use of recycled materials in musical performance, highlighting their importance as a viable sustainable alternative in the field of education and musical performance. In addition to presenting my experiences on the projects: “Um Atlântico, Um Recôncavo”, with teacher Anderson Brasil, the Laboratório de Etnomusicologia, Anthropologia e Audiovisual (LEAA), with teacher Francisca Helena Marques and the Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). The research is based on a theoretical framework that ranges from concepts of sustainability and ecology in the musical sphere to studies on musical pedagogy, which incorporates ecological practices. The main results indicate that the use of recycled materials contributes to waste reduction, as well as encouraging environmental awareness among musicians and educators, in addition to opening up new pedagogical and creative possibilities in teaching and musical performance. A significant variety of materials used was observed, from common household items to industrial waste, which, when transformed, acquire new artistic and didactic value. The study also reveals that there are challenges related to the durability and sound quality of reusable materials. The experiences analyzed demonstrate potential for developing critical, creative and sustainable skills in music learners. It is concluded that the integration of recycled materials in music making represents a significant approach to modern music education, encouraging innovation, environmental awareness and social inclusion |
metadata.dc.subject.en: | Sustainability Recycled musical instruments Music education |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
Issue Date: | 21-Aug-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
metadata.dc.date.available: | 2024-12-27 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4045 |
Appears in Collections: | CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Uso_Materiais_Reutilizáveis_TCC_2024.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | View/Open | |
This item is licensed under a Creative Commons License