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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4011
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Disseminação de conhecimentos sobre a doença falciforme em escola de Ensino Médio baseada em sequência didática |
metadata.dc.creator: | Santos, Luana Ferreira dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Couto, Fábio David |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ramos, Luiza Olívia Lacerda |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barreto, Leopoldo Melo |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa monográfica “Sequência didática baseada em cartilha educativa sobre Doença Falciforme” objetivou compreender a importância de metodologias inovadoras no processo de ensino e aprendizagem para educadores e educandos, considerando a cartilha educativa como objeto para a construção de sequências didáticas utilizada na popularização dos conhecimentos sobre a Doença Falciforme nas unidades de ensino. No Brasil, estima-se a presença de um afetado a cada 1.000 nascidos-vivos, mas a incidência e prevalência da DF variam de forma expressiva entre as diferentes regiões do país, sendo maior o número de casos na Bahia, especificamente na região do Recôncavo Baiano. Tendo as escolas como importante difusor do conhecimento formal, e a relevância que tem apresentado as práticas em inovação educacional, são consideradas importantes utilizar a Doença Falciforme como modelo para o ensino, não exclusivamente, mas como objeto importante que faz parte da vida das pessoas em nossa região, uma vez que a prevalência da doença é a mais elevada do país. Inicialmente, houve a sistematização dos resultados de trabalhos acadêmico-científicos que investigaram metodologias educativas sobre a Doença Falciforme. Para o levantamento dos dados, esta pesquisa buscou trabalhos por meio das bases de dados Scielo e Acervus, sobre a concepção de professores e alunos sobre a patologia e diferentes metodologias utilizadas para a abordagem do tema. Foram encontradas cinco produções científicas utilizando os descritores “Doença Falciforme, Anemia Falciforme, Sequência Didática e Ensino da Genética”. Após o levantamento da bibliografia, foi realizada uma leitura analítica dos cinco trabalhos acadêmicos identificados, sendo então consideradas quatro categorias para análise dos dados, a saber: concepções dos professores sobre a Doença Falciforme; como o conceito da Doença Falciforme está sendo trabalhado nos livros didáticos; jogo lúdico relacionado com a patologia; proposta lúdica para o ensino de genética no ensino fundamental. A partir da pesquisa realizada foi proposta uma metodologia utilizando a cartilha “Doença falciforme: o papel da escola”, elaborada pelo grupo de profissionais do Laboratório de Apoio Diagnóstico em Anemias, composto por professor e estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) – Coordenação de Educação Ambiental e Saúde. Foi elaborada uma sequência didática a partir da cartilha com o intuito de auxiliar os docentes a inserir o tema em suas salas de aulas. Ao final da elaboração da sequência didática foram selecionados cinco especialistas em educação e/ou com vivência com pessoas que vivem com a Doença Falciforme para a realização da análise da sequência, no qual os mesmos examinaram através de leitura minuciosa a verificação da eficácia no ensino. A sequência didática foi aplicada em uma turma de 3° ano do Nível Médio de uma Escola Estadual do Município de Governador Mangabeira-BA. A avaliação da sequência foi realizada a partir de pré-teste e pós-teste. A partir da comparação entre os resultados do pré-teste e pós-teste verificou-se o progresso dos estudantes em relação ao conhecimento da patologia. Os resultados apontaram a eficácia e importância da diversificação de recursos atrelados a uma sequência de planejamentos. |
Keywords: | Doença falciforme Cartilha educativa Sequência didática - Ensino de Biologia Estratégias de ensino - Ensino médio Governador Mangabeira (BA) |
Abstract: | The monographic research "Didactic sequence based on educational manual on sickle cell disease" aimed to understand the importance of innovative methodologies in the teaching and learning process for educators and students, considering the educational book as an object for the construction of didactic sequences used in the popularization of knowledge about Sickle Cell Disease in teaching units. In Brazil, it is estimated the presence of one affected per 1,000 live births, but the incidence and prevalence of DF vary significantly among the different regions of the country, with the highest number of cases in Bahia, specifically in the Recôncavo region Baiano. Having schools as an important diffuser of formal knowledge, and the relevance of practices in educational innovation, it is considered important to use Sickle-Cell Disease as a model for teaching, not exclusively, but as an important object that is part of people's lives. Our region, since the prevalence of the disease is the highest in the country. Initially, there was a systematization of the results of academicscientific studies that investigated educational methodologies about Sickle Cell Disease. In order to collect data, this research sought work through the Scielo and Acervus databases on the conception of teachers and students about pathology and different methodologies used to approach the theme. Five scientific productions were found using the descriptions "Sickle Cell Disease, Sickle Cell Anemia, Didactic Sequence and Teaching of Genetics". After the bibliography was collected, an analytical reading of the five academic papers identified was performed, and four categories were considered for analysis of the data, namely: teachers' conceptions about Sickle Cell Disease; How the concept of sickle cell disease is being worked out in textbooks; Playful game related to pathology; A playful proposal for the teaching of genetics in elementary education. From the research carried out, a methodology was proposed using the booklet "Sickle cell disease: the role of the school", elaborated by the group of professionals of the Laboratory of Diagnostic Support in Anemias, composed by professor and students of the Federal University of Recôncavo da Bahia - UFRB and Of the Secretariat of Education of the State of Bahia (SEC) - Coordination of Environmental Education and Health. A didactic sequence was elaborated from the booklet with the intention of helping the teachers to insert the theme in their classrooms. At the end of the preparation of the didactic sequence, five specialists in education and / or living with people living with Sickle Cell Disease were selected to carry out the sequence analysis, in which they examined through a thorough reading the verification of teaching effectiveness. The didactic sequence was applied in a 3rd grade class of the Middle School of a State School of the Municipality of Governador Mangabeira-BA. The sequence evaluation was performed from pre-test and post-test. From the comparison between the results of the pre-test and the post-test, the progress of the students in relation to the knowledge of the pathology was verified. The results pointed out the effectiveness and importance of the diversification of resources linked to a sequence of planning. |
metadata.dc.subject.en: | Sickle cell disease Educational booklet Didactic sequence - Biology Teaching Teaching strategies - High school Governador Mangabeira (BA) |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-12-11T19:27:05Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4011 |
Appears in Collections: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
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