Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Nutrição - TCC
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dc.creatorAlmeida, Diana de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-11-22T16:58:48Z-
dc.date.available2024-11-22T16:58:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationALMEIDA, Diana de Oliveira. Avaliação de uma intervenção contra o desperdício de alimentos e seus impactos econômicos em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de um município do Recôncavo da Bahia. 2012. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3937-
dc.description.abstractIn managing a Food and Nutrition Unit (FNU) food waste is a major factor, as this brings with it a portion of the costs of each stage of production. Rest is the amount of food on the plate or tray returned by the user. The aim of this study was to evaluate the proposed intervention to not waste food, comparing the results of the Rest Intake (RI) before, during and after an educational campaign, quantifying the loss in revenue from the company, caused by RI. It was held at the FNU, a campaign against food waste and registered in a specific spreadsheet data suitable for the study. We used formulas and specific methods to calculate the financial impact of the RI brought to FNU. Before the intervention RI for a person was in average 72.75 g, 62.12 g during the intervention, and after the educational intervention, the average was 67g. Statistical analysis showed significant difference between RI for a person educational campaign before and during, and after the RI for a person educational campaign was not statistically different from either of the two other moments search. At the end of data collection, the unit had a loss of R $ 7.538,00. This work shows that the implementation of campaign orientation makes it possible to decrease the rate of RI. Finally, it is necessary to make continuous deployment of measures to achieve higher levels of satisfaction and greater awareness of users, so that the unit obtain a significant reduction in costs. Keywords: Campaign; rest intake; costs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampanhapt_BR
dc.subjectResto ingestãopt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.titleAvaliação de uma intervenção contra o desperdício de alimentos e seus impactos econômicos em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de um município do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of an intervention against food waste and its economic impact on a Food and Nutrition Unit of a city in the Reconcavo da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNo gerenciamento de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) o desperdício de alimentos é um fator de grande importância, pois este traz consigo uma parcela dos custos de cada etapa da produção. Resto é a quantidade de alimentos devolvida no prato ou bandeja pelo usuário. O objetivo deste estudo foi avaliar a intervenção proposta para o não desperdício de alimentos, comparando os resultados do resto ingestão (RI) antes, durante e após uma campanha educacional, quantificando a perda no faturamento da empresa, causado pelo RI. Foi realizada na UAN, uma campanha contra o desperdício de alimentos e registrados em uma planilha específica os dados convenientes para o estudo. Foram utilizadas fórmulas e métodos específicos para calcular o impacto financeiro que o RI trouxe para unidade. Antes da intervenção o RI per capita teve como média 72,75g, durante a intervenção 62,12g, e após a intervenção educacional a média foi de 67g. A análise estatística demonstrou diferença significativa entre o RI per capita antes e durante campanha educacional, e o RI per capita após a campanha educativa não foi estatisticamente diferente de nenhum dos dois outros momentos da pesquisa. Ao final da coleta de dados, a unidade teve um prejuízo de R$ 7.538,00. Este trabalho mostra que a implantação de campanha de orientação, torna possível a diminuição da taxa de RI. Por fim, fazem-se necessária a implantação contínua de medidas para se obter níveis mais elevados de satisfação e maior conscientização dos usuários, para que assim a unidade obtenha redução significativa nos custos.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Karina Zanoti-
dc.contributor.advisor-co1Rebouças, Larissa Tannus-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.enCampaignpt_BR
dc.subject.enRest intakept_BR
dc.subject.enCostspt_BR
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