Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Josimário Marques dos-
dc.date.accessioned2024-10-21T19:35:30Z-
dc.date.available2024-10-21T19:35:30Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Josimário Marques dos. Desafios da juventude do campo na Comunidade do Riachão município de Laje – BA, Amargosa-BA. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3866-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectJuventude camponesapt_BR
dc.subjectComunidade do Riachão/Laje-BApt_BR
dc.subjectPolíticas públicas - Brasilpt_BR
dc.titleDesafios da juventude do campo na Comunidade do Riachão município de Laje – BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo identificar as motivações e desafios da juventude que permanece na zona rural da Comunidade do Riachão em Laje, situada no território da Vale do Jequiriçá, Centro Sul da Bahia. No intuito de compreender o conceito de juventude e a sua permanência no campo, para isso realizamos um levantamento bibliográfico estudando o conceito de juventudes e sobre a contextualização do município de Laje e da referida comunidade. Por meio desta pesquisa analisamos os motivos da permanência dos jovens no campo e os desafios que são enfrentados pela mesmo que deseja permanecer no campo, tendo as bases teóricas voltadas para o contexto juvenil para melhor aprofundar este conceito. A pesquisa se configura como pesquisa qualitativa que se utiliza da aplicação de questionário, onde a coleta de dados foi realizada com 20 jovens da comunidade do Riachão com faixa etária entre 15 a 29 anos, onde os participantes disponibilizaram seus dados identitários, escolaridade, o tempo de moradia na comunidade e apontaram as suas percepções sobre o significado do que é ser jovem assim como o desejos de continuarem no campo, sua relação com a escolarização e também os motivos e as dificuldades de permanência no Riachão. Deste modo, os sujeitos da pesquisa destacaram a sua participação nas organizações que evolvem a comunidade e atuação e as suas opiniões sobre os motivos pelos quais os jovens desistem de viver no território camponês. Fica evidente o desejo de alguns deles permanecerem no campo tendo as relações familiares e o contato com a natureza e a tranquilidade de se viver no campo como uma possibilidade de sobrevivência, mas também a falta de políticas públicas de geração de renda como principais dificuldades de permanecia tendo a renda como um dos principais motivos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Janaine Zdebski da-
dc.contributor.referee1Sandes, André-
dc.contributor.referee2Lima, Aline dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

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