Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Leandro Abreu-
dc.date.accessioned2024-10-21T19:28:37Z-
dc.date.available2024-10-21T19:28:37Z-
dc.date.issued2019-07-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Leandro Abreu. Educação contextualizada e a construção de identidades no espaço escolar: implicações na educação no/do campo no distrito Catingal, Manoel Vitorino - BA, Amargosa-BA. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3864-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectIdentidade camponesapt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.titleEducação contextualizada e a construção de identidades no espaço escolar: implicações na educação no/do campo no distrito Catingal, Manoel Vitorino - BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar como professores/as da Escola Municipal Clemente Mariane compreendem a relação entre a identidade camponesa e educação contextualizada no distrito de Catingal em Manoel Vitorino-BA. A produção apresenta o debate teórico através de categorias de estudo como o conceito de identidade e educação contextualizada. A educação contextualizada defendida aqui, busca no conceito de educação problematizadora a sua sustentação, para que as escolas no/do campo e da cidade deem sentido ao processo de ensino marcado por um olhar atento aos diversos contextos espaço-temporais dos seus alunos. Sobre a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, mediada por estudo de caso. Como instrumentos metodológicos utilizou-se o questionário para caracterizar os sujeitos da pesquisa, análise documental e entrevistas semiestruturadas. O referencial que fundamenta a produção traz a discussão de autores como Freire (2002; 1987; 2001; 1967) Baptista, Alves e Santos (2011), Reis (2004). Caldart (2003; 2004), Bauman (2005), Moraes (2011), Bogo (2010), Gadotti (2017), RESAB [2009], Hall (2014). Schistek (2013), Fernandes e Molina (2004), Fernandes (2012). Sena (2014). Woodard (2014), Jesus e Molina (2014), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa são quatro professores/as atuantes na Educação no/do Campo do contexto. Como resultados da pesquisa pode-se apontar a urgência na promoção do debate sobre educação contextualizada nas escolas no/do campo ou na cidade e os desafios com a formação continuada de professores/as. Ainda como foco deste trabalho a análise documental mostrou a desvalorização do Projeto Político Pedagógico (PPP), sendo que necessita ser construído com a participação da comunidade escolar e pensado a partir de sua realidade, contextualizada. Observamos ainda as questões emblemáticas reveladas pelo estudo ao apontar a necessidade da afirmação da identidade para que haja a contextualização dos conteúdos, e uma maior contribuição para a construção da identidade dos estudantes, tendo em vista que esta se configura num espaço importante de formação.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee1Freitas, Gisélia Macedo Cardoso-
dc.contributor.referee2Silva, Janaína Zdebski da-
dc.contributor.referee3Brandão, Jefferson Duarte-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.esEscuela de campopt_BR
dc.subject.esIdentidad campesinapt_BR
dc.subject.esEducación contextualizadapt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo tiene como objetivo analizar cómo los maestros de la Escuela Municipal Clemente Mariane entienden la relación entre la identidad campesina y la educación contextualizada en el distrito de Catingal en Manoel Vitorino-BA. La producción presenta el debate teórico a través de categorías de estudio como el concepto de identidad y educación contextualizada. La educación contextualizada defendida aquí busca, en el concepto de educación problemática, su apoyo, de modo que las escuelas en el campo y en la ciudad le den sentido al proceso de enseñanza marcado por una mirada cuidadosa a los diversos contextos "espacio-temporales" de sus estudiantes. Sobre la metodología, esta es una investigación cualitativa, mediada por un estudio de caso. Como instrumentos metodológicos, el cuestionario se utilizó para caracterizar los sujetos de la investigación, el análisis documental y las entrevistas semiestructuradas. La referencia que subyace a la producción trae la discusión de autores como Freire (2002, 1987, 2001, 1967) Baptista, Alves y Santos (2011), Reis (2004). Caldart (2003; 2004), Bauman (2005), Moraes (2011), Bogo (2010), Gadotti (2017), RESAB [2000], Hall (2014). Schistek (2013), Fernandes y Molina (2004), Fernandes (2012). Sena (2014). Woodard (2014), Jesus and Molina (2014), entre otros. Los sujetos de investigación son cuatro profesores que trabajan en Educación en el campo de contexto. Como resultado de la investigación, se puede señalar la urgencia de promover el debate sobre la educación contextualizada en las escuelas en el campo o en la ciudad y los desafíos con la formación continua de los maestros. Aún como el enfoque de este trabajo, el análisis documental mostró la devaluación del Proyecto Político Pedagógico (PPP), y debe construirse con la participación de la comunidad escolar y el pensamiento desde su realidad contextualizada. También observamos los problemas emblemáticos revelados por el estudio al señalar la necesidad de afirmación de identidad para contextualizar los contenidos y una mayor contribución a la construcción de la identidad de los estudiantes, considerando que este es un espacio importante para la formación.pt_BR
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