Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGotardo, Olga Ferreira-
dc.date.accessioned2024-10-21T19:06:44Z-
dc.date.available2024-10-21T19:06:44Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationGOTARDO, Olga Ferreira. Práticas pedagógicas na educação do campo: o que dizem e o que fazem os educadores que atuam na Escola Municipal Clemente Mariane, Manoel Vitorino-BA, Amargosa-BA. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3860-
dc.description.abstractThis research proposes to analyze the pedagogical practice in the context of a school located in Catingal district, municipality of Manoel Vitorino-Ba. Identifying how the pedagogical practice is configured in the pedagogical practice at the Clemente Mariane Municipal School, based on the following question: How is the pedagogical practice configured at the Clemente Mariane Municipal School? The research took as theoretical reference, among others the following Arroyo (2006), Caldart et. al. (2012), Freire (1987), Jesus (2012), Kolling (2002), Neto (2009), Silva (2006), Silva (2009), Santos and Pereira (2017), Brandão (2014). Brazil (2010), Mota (2014), Santos (2011), Ribeiro et al (2017), Rossi and Giorgi (2014), MST (1999), Molina and Jesus (2004), Caldart (2001), Veiga, (1998 ), Costa (2013), Oliveira et. (2018), Arroyo (1999), Silva (2005), Silva et al (2012), Carvalho (2012), Lamb (2012), Costa (2013), Lüdke and André (1986) etc. In order to reach the objectives and answer the question, besides the bibliographic literature related to the fields of Field Education and pedagogical practice, a field research based on a qualitative approach was carried out, using the case study method with the application of a questionnaire to the students. teachers, the unit characterization data were collected from the unit management and observations in a 3rd grade high school class of the afternoon shift.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogia do oprimido - Paulo Freirept_BR
dc.titlePráticas pedagógicas na educação do campo: o que dizem e o que fazem os educadores que atuam na Escola Municipal Clemente Mariane, Manoel Vitorino-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe-se analisar a prática pedagógica no contexto de uma escola situada no distrito Catingal, município de Manoel Vitorino-Ba. Identificando como se configura a prática pedagógica na prática pedagógica na Escola Municipal Clemente Mariane, a partir da seguinte questão: Como se configura a prática pedagógica na Escola Municipal Clemente Mariane? A pesquisa tomou como referencial teórico, dentre outros os seguintes Arroyo (2006), Caldart et. al. (2012), Freire (1987), Jesus (2012), Kolling (2002), Neto (2009), Silva (2006), Silva (2009), Santos e Pereira (2017), Brandão (2014). Brasil (2010), Mota (2014), Santos (2011), Ribeiro et al (2017), Rossi e Giorgi (2014), MST (1999), Molina e Jesus (2004), Caldart (2001), Veiga, (1998), Costa (2013), Oliveira et. al., (2018), Arroyo (1999), Silva (2005), Silva et al (2012), Carvalho (2012), Cordeiro (2012), Costa (2013), Lüdke e André (1986) etc. Para alcançar os objetivos e responder a questão averiguada, além da literatura bibliográfica relacionada aos campos Educação do Campo e prática pedagógica foi realizada uma pesquisa de campo baseado numa abordagem qualitativa, onde empregou-se o método estudo de caso com a aplicação de um questionário aos professores, o levantamento de dados de caracterização da unidade foi junto a Gestão da unidade além de observações em uma turma do 3º ano do ensino médio do turno vespertino.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fábio Josué Souza dos-
dc.contributor.referee1Silva, Janaine Zdebski da-
dc.contributor.referee2Moura, Terciana Vidal-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.enRural educationpt_BR
dc.subject.enRural schoolpt_BR
dc.subject.enPedagogical practicept_BR
dc.subject.enPedagogy of the oppressed - Paulo Freirept_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Praticas_Pedagogicas_Educacao_TCC_2019.pdf889,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.