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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3854
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Thiago Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T18:32:42Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T18:32:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Thiago Lopes. Educação do campo na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI): reflexões de professores/as em uma escola no/do campo - Jiquiriçá-BA, Amargosa-BA. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3854 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens, Adultos e Idosos | pt_BR |
dc.subject | Professores/as | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.title | Educação do campo na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI): reflexões de professores/as em uma escola no/do campo - Jiquiriçá-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente produção monográfica, realizada no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias, no Centro de Formação de Professores - CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, campus Amargosa-BA, estabelece como objetivo analisar as percepções de professores/as sobre a Educação do Campo na modalidade de ensino Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em parceria com a instituição de ensino concedente, o Colégio Estadual José Malta Maia, sediado no município de Jiquiriçá-BA. A referida pesquisa tem como sujeitos professores/as da área de ensino da EJAI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mediada pela técnica de análise de conteúdo, com uso de questionário e entrevista semiestruturada na qual está articulada como o objeto analisado. Partimos da fundamentação de documentos oficiais sobre a Educação do Campo, bem como escritos de Arroyo (2011, 2014, 2017); Cortella (2014, 2015a, 2015b, 2018); Paulo Freire (2011, 2015a, 2015b); Roseli Caldart (2002, 2012); Souza (2015); dentre outros. A pesquisa enfatiza potencialidades acerca da conjuntura desenvolvida concernente a formação de professores/as no âmbito do diálogo entre ensino-aprendizagem para uma práxis pedagógica voltada a uma educação contextualizada com a realidade dos camponeses. Como resultados elucidados obtiveram-se, através das reflexões entre os professores/as pesquisados/as, referidos como agentes colaboradores da pesquisa, em que se encontra escriturada para o contexto de vivência dos mesmos, destacando que há necessidade de um olhar diferenciado através das políticas públicas para melhor atender este público docente, com formações continuadas e material didático (livro didático), necessário a prática docente, isso implica em um dever do Estado, direito previsto em lei. A pesquisa também nos fez pensar sobre uma perspectiva interdisciplinar, o trabalho na instituição com projetos pedagógicos que auxiliam a contextualização e a práxis pedagógica fomentada. Outro fator adjuvante da pesquisa é a prática aderida pela instituição que visa a construir os conhecimentos que estes estudantes trazem consigo, através das práticas pedagógicas, contextualizando a realidade com os conteúdos previstos ao ensino da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Carlos Adriano da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
dc.subject.es | Educación rural | pt_BR |
dc.subject.es | Educación de jóvenes, adultos y ancianos | pt_BR |
dc.subject.es | Maestros | pt_BR |
dc.subject.es | Profesores - Formación | pt_BR |
dc.subject.es | Prácticas docentes | pt_BR |
dc.description.abstract-es | La actual producción monográfica realizada en el Grado de Educación Rural - Curso de Ciencias Agrarias, en el Centro de Formación Docente - CFP de la Universidad Federal de Recôncavo da Bahia - UFRB, campus Amargosa-BA, establece como objetivo analizar las percepciones de los docentes. sobre Educación Rural en la modalidad de enseñanza Educación para Jóvenes, Adultos y Ancianos (EJAI) en colaboración con la institución que otorga el Colegio Estatal José Malta Maia con sede en el municipio de Jiquiriçá-BA. Esta investigación tiene como asignaturas docentes del área docente de EJAI. Esta es una investigación cualitativa, mediada por la técnica de análisis de contenido, utilizando un cuestionario y una entrevista semiestructurada en la que se articula como el objeto analizado. Partimos de la base de documentos oficiales sobre Educación Rural, así como de escritos de Arroyo (2011, 2014, 2017); Cortella (2014, 2015a, 2015b, 2018); Paulo Freire (2011, 2015a, 2015b); Roseli Caldart (2002, 2012); Souza (2015); entre otros. La investigación enfatiza las potencialidades sobre la coyuntura desarrollada sobre la formación de docentes en el contexto del diálogo entre la enseñanza y el aprendizaje para una praxis pedagógica centrada en una educación contextualizada con la realidad de los campesinos. Como resultados aclarados se obtuvieron a través de las reflexiones entre los docentes investigados, referidos como agentes colaboradores de la investigación, en los que está escrito para el contexto de su experiencia, destacando que existe la necesidad de una mirada diferenciada a través de políticas públicas. Para servir mejor a este público docente, con capacitación continua y material didáctico (libro de texto), práctica docente necesaria, esto implica un deber del Estado, un derecho previsto por la ley. La investigación también nos hizo pensar en una perspectiva interdisciplinaria, el trabajo en la institución con proyectos pedagógicos que ayudan a la contextualización y la praxis pedagógica fomentada. Otro factor adyuvante de la investigación es la práctica adherida por la institución que tiene como objetivo construir el conocimiento que estos estudiantes traen con ellos a través de las prácticas pedagógicas, contextualizando la realidad con los contenidos proporcionados para la enseñanza de la educación de jóvenes, adultos y ancianos. | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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