Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3853
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Paloma Jesus de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T18:28:10Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T18:28:10Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Paloma Jesus de. Práticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio dr. Reinaldo Barreto Rosa, Comunidade de Petim, Castro Alves/BA, Amargosa-BA. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3853 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Castro Alves-Bahia | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio dr. Reinaldo Barreto Rosa, Comunidade de Petim, Castro Alves/BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa intitulada “Práticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio Dr. Reinaldo Barreto Rosa, comunidade de Petim, Castro Alves/BA” buscou realizar investigações sobre as práticas de leitura executadas pela instituição com o intuito de incentivar a leitura e formar leitores críticos. Sendo esta uma escola localizada no espaço rural e com todos os seus alunos oriundos do campo, mas que ainda não se encontra inserida nos princípios da Educação do Campo, apesar de já ter tido contato com o tema através de projetos e programas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizado inicialmente um estudo teórico sobre os temas principais Educação do Campo e leitura, além dissotambém se buscou conhecer dentro do município como se insere a Educação do Campo e se há projetos relacionado à leitura de nível municipal. A metodologia utilizada neste estudo de caso é apresentada de modo que se torne compreensível como se deu sua realização. Após a pesquisa foram realizadas reflexões e discussões entre os dados adquiridos e os conceitos estudados sobre as temáticas e se constatou que, ao analisarmos as atividades de leitura realizadas na escola e arelação existente entre os estudantes, que as atividades e materiais didáticos para se trabalhar a leitura não estão, muitas vezes, favorecendo o interesse deles, porque são textos e materiais que não dialogam com sua realidade de sujeito do campo. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Orrico, Naci Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Souza, Hanilton Ribeiro de | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Praticas_Leitura_Escolas_TCC_2019.pdf | 960,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.