Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Crislayne dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-18T23:16:00Z-
dc.date.available2024-10-18T23:16:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBRITO, Crislayne dos Santos. Fechamento das escolas do campo no município de Monte Santo-BA: implicações para algumas comunidades rurais, Amargosa-BA. 2018. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3848-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectClasse multisseriadapt_BR
dc.subjectMonte Santo - Bahiapt_BR
dc.titleFechamento das escolas do campo no município de Monte Santo-BA: implicações para algumas comunidades ruraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente investigação tem com objetivo analisar o significado das escolas rurais fechadas para os sujeitos da comunidade escolar, no contexto do município de Monte Santo, no nordeste da Bahia. Fundado no debate da Educação do Campo, o estudo apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com os princípios do materialismo dialético, no qual é o estudo da vida social, os fenômenos da vida da sociedade, ao estudo desta e de sua história. O lócus foram quatro escolas da zona rural do referido município que foram desativadas. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram: um representante da gestão educacional do município, docentes de escolas rurais fechadas e que hoje atuam na escola nucleada e pais/mães de alunos. O instrumento de coleta de dados foi à entrevista semiestruturada. A partir dos dados produzidos, foi identificado que os pais atribuem valor positivo às escolas localizadas nas comunidades rurais onde residem independentemente da organização pedagógica adotada pelas mesmas. Para eles, as escolas rurais localizadas em sua comunidade são vistas como a garantia do direito à educação, sendo espaços pertencentes à história da comunidade, locais responsáveis pela formação escolar e social dos sujeitos. As professoras veem a escola rural multisseriada como algo desafiador e com uma importante instituição local, pois possibilita às crianças estudarem no lugar onde vivem, além de ser um espaço de socialização comunitária e de aproximação com as famílias. Para a gestão municipal, as escolas rurais multisseriadas não promovem a aprendizagem dos alunos, e por isso representam mais um problema do que um desafio para o trabalho e investimento público educacional, assim apontando a nucleação e consequentemente o fechamento das escolas como solução. O estudo ainda revela o número das escolas rurais fechadas nos últimos anos, no município de Monte Santo causa diversos impactos nas comunidades e no cotidiano das famílias, seja na perspectiva social, simbólica e/ou afetiva com o contexto. Para compreender melhor o assunto e aprimorar o trabalho, contamos com a colaboração de autores como: Caldart (2012), Arroyo (1999), Hage (2008), dentre outros. Esta investigação revela ainda a necessidade de elaboração de uma proposta educativa no contexto do município de Monte Santo, articulada ao debate da Educação do Campo e em consonância com as demandas socioculturais dos sujeitos do campo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
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