Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Michele da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-18T23:08:41Z-
dc.date.available2024-10-18T23:08:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALVES, Michele da Silva. Questão agrária no municipio de Brejões/BA: um olhar a partir da Fazenda Lagoa do Morro, Amargosa-BA. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3847-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectQuestão agráriapt_BR
dc.subjectFormação Territorialpt_BR
dc.subjectBrejões - Bahiapt_BR
dc.titleQuestão agrária no municipio de Brejões/BA: um olhar a partir da Fazenda Lagoa do Morropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar e compreender a partir da Fazenda Lagoa do Morro, como o processo de formação sócio territorial de Brejões foi consolidando/materializando a questão agrária presente no município e as consequências desse processo. Para tal recorremos metodologicamente a análise qualitativa, cujos principais procedimentos adotados foram à pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa estatística e pesquisa de campo. Destacando nesta última, a utilização de entrevistas, oficinas temáticas, visitas a Fazenda Lagoa do Morro, comunidades circunvizinhas, etc. A escolha da Fazenda Lagoa do Morro para construção desta análise decorre por a mesma ser conhecida historicamente como uma das maiores propriedades do município e grande produtora de café da região e do Estado entre as décadas de 1940 e 1970. Sua formação e atuação refletem as diversas desigualdades e contradições existentes no município, em especial entre agricultores familiares e latifundiários. Tais contradições se baseiam por um lado, na distribuição de grandes porções de terras nas mãos de poucos, tendo o monocultivo do café como principal atividade produtiva e, por outro, na “concentração” de centenas de famílias entre as fazendas e em áreas reduzidas do município. As consequências desse processo são diversas, a destacar: o êxodo rural; a falta de perspectiva de vida do povo camponês; o desestimulo ao desenvolvimento das atividades agropecuárias, entre outros.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Rios, Kassia Aguiar Norberto-
dc.contributor.referee1Reis, Maíra Lopes dos-
dc.contributor.referee2Santos, Tiago Rodrigues-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Questao_Agraria_Municipio_TCC_2018.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.