Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3845
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Ausências e presenças do clitóris em livros didáticos
metadata.dc.creator: Pinto, Kaliane Nascimento dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Gabriel
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Patricia Petitinga
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Rosilda Arruda
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre o processo de transposição didática da estrutura clitoridiana, em sete livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendados pelo PNLD /2021. Para tal, realizamos uma análise comparativa entre o clitóris e o pênis, por meio de uma matriz analítica baseada no modelo KVP (CLÉMENT,2006) e constituída pelos seguintes critérios: representação imagética dos órgãos, em secção sagital da pelve e visão frontal e quando isolados do corpo humano, e representação textual. Os resultados evidenciaram lacunas nas representações de elementos anatomofisiológicos relacionados ao clitóris, diferente do que observamos em relação ao pênis. Identificamos um predomínio de imagens do corpo humano seccionado que não fornecem uma visualização adequada da estrutura clitoridiana e constatamos que a maioria dos LDs representa a glande do clitóris como se fosse o órgão em sua totalidade. Além disso, os elementos textuais indicaram que a transposição didática da estrutura clitoridiana se distancia do conhecimento cientifico de referência, oferecendo uma abordagem superficial, insuficiente para provocar uma discussão crítica e reflexiva sobre o órgão. Desta forma, consideramos que as práticas educativas, pautadas nestes LDs, devem ser repensadas a fim deproporcionar um ensino mais equitativo sobre os órgãos genitais e descontruir concepções equivocadas sobre a sexualidade feminina.
Keywords: Transposição didática
Relações de gênero - Sexualidade
Clitoris - Análise
PNLD (Programa Nacional do Livro Didático)
Abstract: The objective of this study was to investigate how the process of didactic transposition of the clitoral structure occurs, in seven books on Natural Sciences and its Technologies, recommended by PNLD /2021. To this end, we carried out a comparative analysis between the clitoris and the penis, using an analytical matrix based on the KVP model (CLÉMENT, 2006) and constituted by the following criteria: image representation of the organs, in sagittal section of the pelvis and frontal view and when isolated from the human body, and textual representation. The results showed gaps in the representations of anatomophysiological elements related to the clitoris, different from what we observed in relation to the penis. We identified a predominance of images of the sectioned human body that do not provide an adequate visualization of the clitoral structure and we found that most LDs represent the clitoral glans as if it were the organ in its entirety. In this way, we believe that the educational practices, based on these textbooks, should be rethought in order to provide a more equitable teaching about the genitals and deconstruct misconceptions about female sexuality.
metadata.dc.subject.en: Didactic transposition
Gender relations - Sexuality
Clitoris - Analysis
PNLD (National Textbook Program)
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 22-May-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-18T18:56:41Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3845
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ausencias_Presencas_Clitoris_TCC_2023.pdf2,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.