Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Ausências e presenças do clitóris em livros didáticos
Autor(es): Pinto, Kaliane Nascimento dos Santos
Orientador(a): Ribeiro, Gabriel
Membro(a) da banca: Silva, Patricia Petitinga
Membro(a) da banca: Ferreira, Rosilda Arruda
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre o processo de transposição didática da estrutura clitoridiana, em sete livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendados pelo PNLD /2021. Para tal, realizamos uma análise comparativa entre o clitóris e o pênis, por meio de uma matriz analítica baseada no modelo KVP (CLÉMENT,2006) e constituída pelos seguintes critérios: representação imagética dos órgãos, em secção sagital da pelve e visão frontal e quando isolados do corpo humano, e representação textual. Os resultados evidenciaram lacunas nas representações de elementos anatomofisiológicos relacionados ao clitóris, diferente do que observamos em relação ao pênis. Identificamos um predomínio de imagens do corpo humano seccionado que não fornecem uma visualização adequada da estrutura clitoridiana e constatamos que a maioria dos LDs representa a glande do clitóris como se fosse o órgão em sua totalidade. Além disso, os elementos textuais indicaram que a transposição didática da estrutura clitoridiana se distancia do conhecimento cientifico de referência, oferecendo uma abordagem superficial, insuficiente para provocar uma discussão crítica e reflexiva sobre o órgão. Desta forma, consideramos que as práticas educativas, pautadas nestes LDs, devem ser repensadas a fim deproporcionar um ensino mais equitativo sobre os órgãos genitais e descontruir concepções equivocadas sobre a sexualidade feminina.
Palavras-chave: Transposição didática
Relações de gênero - Sexualidade
Clitoris - Análise
PNLD (Programa Nacional do Livro Didático)
Resumo em inglês: The objective of this study was to investigate how the process of didactic transposition of the clitoral structure occurs, in seven books on Natural Sciences and its Technologies, recommended by PNLD /2021. To this end, we carried out a comparative analysis between the clitoris and the penis, using an analytical matrix based on the KVP model (CLÉMENT, 2006) and constituted by the following criteria: image representation of the organs, in sagittal section of the pelvis and frontal view and when isolated from the human body, and textual representation. The results showed gaps in the representations of anatomophysiological elements related to the clitoris, different from what we observed in relation to the penis. We identified a predominance of images of the sectioned human body that do not provide an adequate visualization of the clitoral structure and we found that most LDs represent the clitoral glans as if it were the organ in its entirety. In this way, we believe that the educational practices, based on these textbooks, should be rethought in order to provide a more equitable teaching about the genitals and deconstruct misconceptions about female sexuality.
Palavras-chave em inglês: Didactic transposition
Gender relations - Sexuality
Clitoris - Analysis
PNLD (National Textbook Program)
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 22-Mai-2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-18T18:56:41Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3845
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