Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Ariele Soares-
dc.date.accessioned2024-10-14T17:55:10Z-
dc.date.available2024-10-14T17:55:10Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ariele Soares. Fechamento das escolas do campo: o que dizem as pesquisas?, Amargosa-BA. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3829-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFechamento de escolapt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação - Direitopt_BR
dc.titleFechamento das escolas do campo: o que dizem as pesquisas?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico teve por objetivo analisar o que dizem as pesquisas sobre o fechamento das escolas do campo no Brasil. Especificamente buscou-se investigar: O que as pesquisas dizem sobre o fechamento das escolas do campo? E como objetivos buscamos: Analisar o que as pesquisas dizem sobre o fechamento das escolas do campo; Quais as questões problematizadas por elas? Quais suas principais considerações sobre o tema que tais pesquisas trazem? Reiteramos que o mapeamento dessas publicações científicas proporciona um conhecimento mais abrangente de uma determinada área ou campo do conhecimento. È uma pesquisa qualitativa tipo estado do conhecimento. Utilizou-se essa abordagem para realização deste trabalho porque acreditamos que ela tem uma contribuição significativa não apenas para o tema desta monografia, mas para a educação como um todo. É uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico. Buscou-se fazer o mapeamento e as principais considerações dos trabalhos encontrados. Para isso, foi realizada uma busca e análise dos trabalhos publicados no site do site Brasileiro de Teses e Dissertações Digitais (BDTD), que pode ser acessado através do site do Instituto Brasileiro de Informações Científicas e Tecnológicas (IBICT), tendo como recorte temporal, as pesquisas desenvolvidas entre os anos 2016 a 2020. Como metodologia, pautou-se numa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. A análise das pesquisas evidenciou que compreender o fenômeno do fechamento das escolas do campo é refletir sobre o sistema de dominação capitalista. Podemos considerar que o fechamento das escolas do campo é uma medida econômica da junção de várias escolas menores e consequentemente criação de uma só, deslocando os sujeitos de sua comunidade, afetando sua identidade e sentimento de pertencimento e representa uma ameaça para a materialização da Educação do Campo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Terciana Vidal-
dc.contributor.referee1Rolim, Inaiara Alves-
dc.contributor.referee2Wanderley, Kamila Karine dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
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