Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Leandro Andrade-
dc.date.accessioned2024-10-09T23:38:47Z-
dc.date.available2024-10-09T23:38:47Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationLIMA, Leandro Andrade. Transferência fonético-fonológica da língua portuguesa para a língua inglesa: a produção das fricativas interdentais em posição inicial. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3810-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectFonética - Fricativa interdentalpt_BR
dc.titleTransferência fonético-fonológica da língua portuguesa para a língua inglesa: a produção das fricativas interdentais em posição inicialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso descreve a ocorrência de transferência fonético-fonológica do Português (PB) para a Língua Inglesa (LI) durante a produção das fricativas interdentais na posição inicial. Os objetivos específicos são: analisar, através da fonética articulatória, dados provenientes de leituras feitas pelos informantes; descrever quais fonemas substituem as fricativas interdentais durante a produção oral; assinalar se tais sons revelam transferência de traços fonético-fonológicos; e mostrar se tal transferência apresenta alguma relação com a formação básica em Língua Inglesa do informante. O aprendiz brasileiro de Língua Inglesa encontra dificuldades na produção das fricativas interdentais surda /θ/ e sonora /ð/, uma vez que não há esses fonemas no sistema fonético-fonológico do PB. Ao se deparar com as diferenças entre os dois sistemas, uma das estratégias utilizadas pelo aprendiz para suprir a produção na segunda língua (L2) é a transferência de traços fonético-fonológicos de sua língua materna (LM). Para fundamentar esta pesquisa, nos embasamos nos estudos de Trevisol (2010; 2014), Blank e Zimmer (2008), Cristófaro Silva (2010), Moureira e Silva Júnior (2016), Zimmer e Alves (2007) entre outros. Investigamos a produção oral de oito discentes do curso de Letras do CFP/UFRB. Para a coleta de dados, usamos instrumentos como: um questionário socioeconômico, um texto e uma lista de palavras. Também utilizamos um telefone celular para gravar, em áudio, a leitura dos informantes. Fizemos uma análise quantitativo-qualitativa e evidenciamos que a maioria dos informantes usou traços fonético-fonológicos da LM para suprir a demanda de produção na língua-alvo. Os substitutos mais utilizados foram a oclusiva alveolar sonora /d/ e a oclusiva alveolar surda /t/. Também encontramos um novo substituto para a fricativa interdental sonora. Dentre os causadores, identificamos que a escolaridade foi o fator desencadeador da transferência fonético-fonológica. Concluímos que a transferência fonético-fonológica é natural no processo de aprendizagem de um novo sistema linguístico e que quanto maior a quantidade e a qualidade dos inputs, menores serão as chances de o aprendiz de L2 transferir traços de sua língua maternapt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Genivaldo da Conceição-
dc.contributor.referee1Torres, Maria da Conceição de Melo-
dc.contributor.referee2Rosa, Débora Souza da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEMpt_BR
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