Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3787
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Gestos de leitura sobre a representação da mulher no volume 2 do livro didático de língua portuguesa “Novas Palavras”
metadata.dc.creator: Santos, Emanoela Sena dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Cristo, Adielson Ramos de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Gredson dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Fernanda Maria Almeida dos
Référence bibliographique: SANTOS, Emanoela Sena dos. Gestos de leitura sobre a representação da mulher no volume 2 do livro didático de língua portuguesa “Novas Palavras”, Amargosa-BA. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho discute a representação da mulher em um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio utilizado em uma escola estadual no município de Amargosa. Falar sobre representações do feminino no LD tem sido instigado na minha trajetória acadêmica por meio do projeto de pesquisa “Gênero e sexualidade”, bem como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPQ). A escolha do livro didático Novas Palavras, publicado pela FTD, deveu-se à nossa participação no subprojeto Letras-Português do Programa de Iniciação à Docência (PIBID): o livro em questão é utilizado em uma das escolas em que o subprojeto Letras-Português é desenvolvido. Ao propor uma investigação acerca dos efeitos de sentidos sobre a mulher, recorremos ao arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso, partindo dos postulados apresentados por Michel Pêcheux na França e de seus desenvolvimentos no Brasil, sobretudo a partir dos trabalhos desenvolvidos por Eni Orlandi. Do ponto de visto do material de análise, recortamos textos verbais e imagéticos a partir dos quais procedemos ao gesto analítico levando em consideração conceitos-chave como discurso, ideologia, sujeito, paráfrase e polissemia. Os resultados apontam que as atividades do livro didático relacionadas à leitura trabalham no nível de paráfrase que trabalha sobre a mesma matriz de sentidos.
Mots-clés: Língua portuguesa
Livro didático
Ensino médio
Mulher - Representação
Résumé: The present work discusses the representation of the woman in a textbook of Portuguese Language of the Secondary School used in a state school in the municipality of Amargosa. Talking about representations of the feminine in LD has been instigated in my academic trajectory through the research project "Gender and sexuality", as well as scholarship holder of Scientific Initiation (PIBIC-CNPQ).The choice of the New Words textbook, published by FTD, was due to our participation in the Portuguese-Portuguese subproject of the Initiation to Teaching Program (PIBID): the book in question is used in one of the schools in which the subproject Portuguese –Letters is developed. In proposing an investigation about the effects of senses on women, we turn to the theoretical-methodological framework of Discourse Analysis, starting from the postulates presented by Michel Pêcheux in France and his developments in Brazil, especially from the works developed by Eni Orlandi. From the point of view of the analysis material, we cut verbal and imaginary texts from which we proceed to the analytic gesture taking into account key concepts such as discourse, ideology, subject, paraphrase and polysemy. The results indicate that the activities of the textbook related to reading work at the level of paraphrase that works on the same matrix of meanings.
metadata.dc.subject.en: Portuguese language
Textbook
High school
Woman - Representation
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 18-avr-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-07T22:08:21Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3787
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Gestos_Leitura_Representacao_TCC_2017.pdf4,26 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.