Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Elane Rocha-
dc.date.accessioned2024-10-04T20:06:32Z-
dc.date.available2024-10-04T20:06:32Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationANDRADE, Elane Rocha. Protagonismo das mulheres rurais do Pau Seco e Tabulheiro da Santa, Amargosa-BA. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3776-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectMulher - Agricultorapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleProtagonismo das mulheres rurais do Pau seco e Tabulheiro da Santapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com grupos de mulheres agricultoras familiares assessoradas pela Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE). A pesquisa surge a partir do desejo de compreender melhor o desenvolvimento do Grupo de Mulheres em Progresso e o Grupo de Mulheres Cozinha Solidária do Tabuleiro da Santa, em Pau Seco, Mutuípe/BA e São Miguel das Matas/BA, respectivamente. O objetivo principal deste trabalho foi compreender como as escolhas políticas e produtivas das mulheres agricultoras familiares da comunidade de Tabuleiro da Santa e Pau Seco – expressas em construção de autonomia - interferem e orientam a produção na agricultura familiar em sua comunidade. Além disso, temos como objetivos específicos entender como se dão as relações de gênero na família, entender a importância da agroecologia para essas mulheres, entender a importância do trabalho das mulheres na organização produtiva local. Para atingir os objetivos construímos entre os anos de 2018 a 2022, uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter participante. Também nos utilizamos da pesquisa bibliográfica, de campo e documental. Analisamos as fontes primárias e secundárias dos projetos desenvolvidos pela. A imersão em campo se deu junto a vinte mulheres, observando e analisando as relações de gênero e trabalho e as respectivas mudanças entre as hierarquias de gênero que aconteceram após a compreensão das mulheres sobre seus direitos na organização produtiva. A agroecologia, enquanto projeto social no campo constituise em espaço educativo para o autorreconhecimento e reposicionamento de mulheres da agricultura familiar, sobretudo as negras, mais exploradas e violadas no contexto do campo. O referencial teórico se constitui por Ângela Davis (1944), Paulo Freire (1967), Laura de Biase (2010), Guzmam (2000), Gliessman (2000), Sueli Carneiro (2001). Como resultados de pesquisa podemos também afirmar que a organização política das mulheres permitiu a elas o avanço que tiveram a partir da formação e dos espaços de organização que elas compõem.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Givigi, Ana Cristina Nascimento-
dc.contributor.referee1Reis, Maíra Lopes dos-
dc.contributor.referee2Souza, Cheiria dos Santos-
dc.contributor.referee3Santos, Maria Balbina dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
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