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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3772
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Uma Análise histórica do ensino de verbos em classes do 7º ano do ensino fundamental em Amargosa-BA |
metadata.dc.creator: | Jesus, Manuela Solange Santos de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Fernanda Maria Almeida dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cristo, Adielson Ramos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lé, Jaqueline Barreto |
Référence bibliographique: | JESUS, Manuela Solange Santos de. Uma análise histórica do ensino de verbos em classes do 7º ano do ensino fundamental em Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho propõe uma investigação de dados históricos sobre o ensino de verbos em classes do 7º ano do ensino fundamental em Amargosa-BA. Com base no entendimento de que a língua portuguesa, e, sobretudo sua gramática, é parte integrante do conhecimento linguístico do usuário dessa língua, entende-se que ele é capaz de utilizar as regras de uso do português, mesmo sem conhecê-las sistematicamente ou pensar cientificamente sobre elas. Historicamente, o ensino de gramática vem sendo regido pela apreensão de regras prescritivas ou normativas de uso da língua. Mas, a partir de comparações das metodologias empregadas por professores de língua portuguesa, bem como dos processos de formação aos quais os docentes foram submetidos, pode-se entender como ocorreu (ocorre) o ensino de morfologia verbal em classes do 7º ano, no município amargosense, mais especificamente em uma escola atualmente administrada pela rede estadual de ensino. O método que mais se adequa à pesquisa é o histórico-comparativo, já que se busca compreender a realidade de determinados fenômenos por meio da história ou seu passado, aliada a comparações entre sujeitos, grupos, e/ou locais diferentes. O trabalho realiza a junção de análises bibliográficas sobre as concepções de língua, a exemplos de Koch (2003), Marcuschi (2008) e Bagno (2012); ensino de língua portuguesa e gramática, com pressupostos de Clare (2003), Antunes (2003), Travaglia (2009), Neves (2014); e morfologia verbal e seu ensino, discutidos por Basílio (2007), Castilho e Elias (2012), Neves (2011), Camara Jr. (2013) e Vargas (2010; 2011). Tais análises aliadas à pesquisa de campo – esta última baseada em aplicação de questionários e observações do tipo não-participante a aulas de língua portuguesa – fazem jus ao caráter descritivo da pesquisa, buscando conhecer o contexto educacional amargosense. Observa-se, por meio de tal trabalho, que os professores de língua portuguesa, do município de AmargosaBA, expunham (expõem) em suas aulas, o esquema de classificação e a mera análise sintática dos verbos, apesar de compreenderem que as mudanças linguísticas (acompanhadas de novos métodos de abordagem) favorecem a ampliação das condições do aluno no domínio da língua e da linguagem. |
Mots-clés: | Educação - Ensino fundamental Português - Estudo e ensino Gramática - Verbo |
Résumé: | This work proposes an investigation of historical data on verb teaching in 7th grade classes in the city of Amargosa, Bahia. It is based on the understanding that the Portuguese language - and especially its grammar - is an integral part of the linguistic background of native speakers, meaning that they are able to use grammar rules without even learning them systematically or thinking scientifically about them. Historically, the teaching of grammar has been governed by prescriptive or normative rules of language use. But, by comparing the teaching methodologies employed by school teachers as well as the education they have received, this work shows how the teaching of verbal morphology to 7th graders has occurred in Amargosa, more specifically in a school currently administered by the State. The comparative-historical method has been used in this research since it helps understand the nature of certain phenomena through its history and past. Such method has also enabled comparisons between persons, groups, and/or different locations. This work proceeds on a bibliographical analysis of the conceptions of language by resorting to the findings by Koch (2003), Marcuschi (2008) and Bagno (2012); of Portuguese and grammar teaching through the works by Clare (2003), Antunes (2003), Travaglia (2009), Neves (2014); and of verbal morphology and teacher education based on the works by Basílio (2007), Castilho and Elias (2012), Neves (2011), Camara Jr. (2013) and Vargas (2010; 2011). Such allied to field research analysis – the latter based on questionnaires and observations of non-participants in the Portuguese language classes – does justice to the descriptive character of the research, seeking to meet the amargosense educational context. It is observed, through such work, that teachers of Portuguese from Amargosa-BA have used in their classes the classification scheme and the simple syntactic analysis of verbs although they understand that linguistic changes (accompanied by new teaching methods) do improve the conditions for the students to domain and advance in the field of language and language usage. |
metadata.dc.subject.en: | Education - Elementary education Portuguese - Study and teaching Grammar - Verb |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 18-avr-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-04T19:19:52Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3772 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
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