Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Arlete Ferreira dos-
dc.date.accessioned2024-10-04T19:05:19Z-
dc.date.available2024-10-04T19:05:19Z-
dc.date.issued2016-02-18-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3771-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectPortuguês - Sistema verbalpt_BR
dc.titleAquisição do sistema verbal do português escrito por surdos de Amargosa-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a aquisição do sistema verbal do português escrito por surdos, com o intuito de investigar o processo de apropriação dos verbos na escrita de sujeitos surdos amargosenses, tendo como objetivos específicos verificar se há o emprego da flexão e da concordância verbal na escrita dos sujeitos surdos, bem como observar se ocorre interferência da Libras na escrita desses sujeitos. Para isso, foram selecionados dois alunos surdos do Colégio Estadual Pedro Calmon, com idades de 23 e 25 anos. Os textos coletados para a pesquisa são do gênero “conto”, “autobiografia”, “poema” e “dissertação” e foram analisados qualitativamente, observando-se o uso da flexão e da concordância verbal. Verificamos que há interferências da Libras na produção escrita dos sujeitos da pesquisa, além da existência de dificuldades dos sujeitos surdos na compreensão e no desenvolvimento da Língua Portuguesa escrita, que possui estrutura distinta da Libras. Também verificou-se que os surdos podem aprender uma segunda língua na modalidade escrita, desde que essa seja lecionada como segunda e não primeira língua. Portanto, ainda que haja algumas alterações morfossintáticas presentes na escrita desses sujeitos, conclui-se que essas alterações não são decorrentes de aspectos patológicos, mas provenientes de um processo por meio do qual o sujeito reflete sobre a língua, transferindo para a escrita a estrutura da Libras.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee1Santos, Emmanuelle Félix dos-
dc.contributor.referee2Marins, Midian Jesus de Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
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