Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3745
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Estratégias de referenciação em textos de alunos do ensino médio de uma escola pública de Amargosa-BA
metadata.dc.creator: Souza, Jailson Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Gredson dos
metadata.dc.contributor.referee1: Cristo, Adielson Ramos de
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Marília Roberta da Silva
Référence bibliographique: SOUZA, Jailson Santos de. Estratégias de referenciação em textos de alunos do ensino médio de uma escola pública de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho analisou estratégias de referenciação em textos produzidos por alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Amargosa, mostrando como os autores empregam esses mecanismos de coesão para garantirem a construção do sentido global dos textos. Para isso, elegeu-se como metodologia a pesquisa de campo de caráter documental, na qual foram analisados os recursos de referenciação em oito (08) redações escolares, os quais foram coletados entre agosto e setembro de 2014. Os critérios para a escolha dos referidos textos foram adequação ao tipo dissertativo argumentativo e apresentar coesão e coerência. A pesquisa contou com estudos da área da Linguística de Texto, em que sobressaem renomados autores, a exemplo de Fávero (2009), Koch (2005), Antunes (2005), entre outros. Koch (2008) afirma que a referenciação diz respeito às maneiras de introduzir entidades ou referentes novos no texto, ao mesmo tempo em que garante a progressão estrutural e discursiva do texto. Nas análises empreendidas, neste trabalho, percebemos que as estratégias de referenciação são indispensáveis para manter a progressão textual, manter o referente ativo na memória do leitor, evitar demasiadas repetições, introduzir informações novas, entre outras funções.
Mots-clés: Linguística textual
Referenciação - Construção textual
Coesão
Ensino médio
Résumé: This study analyzed strategies of referenciation in texts produced by public school students of the city of Amargosa, showing how the authors employ these mechanisms of cohesion to guarantee contruction of overall meaning of the texts. The methodology selected was field research, in which were analyzed the strategies of referenciationin eight (08) opinion articles, which were collected between August and September 2014. The criteria for the choice of these texts were adequation to dissertative and argumentative style and textualcohesion and consistency. The research used studies in the area of Text Linguistics, where they stand renowned authors, the example of Fávero (2009), Koch (2005), Antunes (2013), among others. Koch (2013) says the referenciation concerns the ways to introduce new entities or referents in the text, at the same time ensuring structural and discursive progression of text. In the analyzes undertaken, in this study, we perceived the strategies of referenciation are indispensable to keep textual progression, maintain referent asset in the reader's memory, avoid too many repetitions, introduce new informations, among other functions.
metadata.dc.subject.en: Text Linguistics
Referencing - Textual construction
Cohesion
High school
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 23-fév-2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-30T23:46:40Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3745
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Estrategias_Referenciacao_Textos_TCC_2016.pdf640,68 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.