Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3745
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Estratégias de referenciação em textos de alunos do ensino médio de uma escola pública de Amargosa-BA
Autor(es): Souza, Jailson Santos de
Orientador(a): Santos, Gredson dos
Membro(a) da banca: Cristo, Adielson Ramos de
Membro(a) da banca: Leite, Marília Roberta da Silva
Referência: SOUZA, Jailson Santos de. Estratégias de referenciação em textos de alunos do ensino médio de uma escola pública de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.
Resumo: O presente trabalho analisou estratégias de referenciação em textos produzidos por alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Amargosa, mostrando como os autores empregam esses mecanismos de coesão para garantirem a construção do sentido global dos textos. Para isso, elegeu-se como metodologia a pesquisa de campo de caráter documental, na qual foram analisados os recursos de referenciação em oito (08) redações escolares, os quais foram coletados entre agosto e setembro de 2014. Os critérios para a escolha dos referidos textos foram adequação ao tipo dissertativo argumentativo e apresentar coesão e coerência. A pesquisa contou com estudos da área da Linguística de Texto, em que sobressaem renomados autores, a exemplo de Fávero (2009), Koch (2005), Antunes (2005), entre outros. Koch (2008) afirma que a referenciação diz respeito às maneiras de introduzir entidades ou referentes novos no texto, ao mesmo tempo em que garante a progressão estrutural e discursiva do texto. Nas análises empreendidas, neste trabalho, percebemos que as estratégias de referenciação são indispensáveis para manter a progressão textual, manter o referente ativo na memória do leitor, evitar demasiadas repetições, introduzir informações novas, entre outras funções.
Palavras-chave: Linguística textual
Referenciação - Construção textual
Coesão
Ensino médio
Resumo em inglês: This study analyzed strategies of referenciation in texts produced by public school students of the city of Amargosa, showing how the authors employ these mechanisms of cohesion to guarantee contruction of overall meaning of the texts. The methodology selected was field research, in which were analyzed the strategies of referenciationin eight (08) opinion articles, which were collected between August and September 2014. The criteria for the choice of these texts were adequation to dissertative and argumentative style and textualcohesion and consistency. The research used studies in the area of Text Linguistics, where they stand renowned authors, the example of Fávero (2009), Koch (2005), Antunes (2013), among others. Koch (2013) says the referenciation concerns the ways to introduce new entities or referents in the text, at the same time ensuring structural and discursive progression of text. In the analyzes undertaken, in this study, we perceived the strategies of referenciation are indispensable to keep textual progression, maintain referent asset in the reader's memory, avoid too many repetitions, introduce new informations, among other functions.
Palavras-chave em inglês: Text Linguistics
Referencing - Textual construction
Cohesion
High school
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 23-Fev-2016
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-30T23:46:40Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3745
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estrategias_Referenciacao_Textos_TCC_2016.pdf640,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.