Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thais da Cruz da-
dc.date.accessioned2024-09-30T23:31:53Z-
dc.date.available2024-09-30T23:31:53Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.citationSILVA, Thais da Cruz da. Fechamento das escolas do campo e (des)envolvimento territorial: o caso da escola família agrícola do Km 100 / Brejões – Bahia, Amargosa-BA. 2021. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3744-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectFamílias agrícolaspt_BR
dc.titleFechamento das escolas do campo e (des)envolvimento territorial: o caso da escola família agrícola do Km 100 / Brejões – Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA produção da investigação é fruto de estudos e pesquisas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Centro de Formação de Professores (UFRB / CFP), Amargosa - BA. Também converge com estudos no grupo de pesquisa Docência, Currículo e Formação (DOCFORM / UFRB / CFP), em especial a linha intitulada Educação no/do Campo, Identidades, Sujeitos, Textos e Contextos. O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as percepções dos sujeitos sobre o fechamento da Escola Família Agrícola (EFA) no povoado KM 100, município de Brejões – Bahia. A inquietação desdobra-se também pela escuta dos sujeitos voltada para as implicações desse processo no (des)envolvimento territorial do lugar do estudo. A pesquisa será realizada a partir de uma abordagem qualitativa, desenvolvida mediante revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas que serão realizados com estudantes, professores e gestores egressos da EFA. Os dados serão discutidos a partir da técnica de análise de conteúdo. A investigação terá como o marcador teórico autores que dialogam com a temática da Educação do Campo, em especial as categorias formação humana, Educação do campo, Pedagogia da Alternância e (des)envolvimento territorial. A inquietação em pesquisar esse objeto justifica-se pela trajetória formativa e humana, observando a dificuldade dos povos do campo com acesso à escola e educação formal. Pensar o fechamento das escolas do campo provoca turbulências diante da produção da existência de camponeses/as em várias comunidades no Brasil. Aqui, avivamos a importância de os povos do campo acessarem uma educação que esteja contextualizada com seu modo de vida. Desta forma, buscamos reflexões sobre contribuições que as escolas do campo trazem para formação, (des)envolvimento, possibilidades e o fortalecimento da identidade camponesa dos sujeitos. Em jogo a luta, conquista e negação de direitos dos povos do campo a uma educação que possibilite a permanência dos mesmos ao seu lugar de pertencimento. As escolas do campo têm enfrentado desafios intensos diante da dinâmica de nucleação e fechamentos, pontuamos a intenção de investigar esta realidade, contribuindo para problematizá-la e indicar possíveis alternativas. É crucial ampliar pesquisas no âmbito científico sobre o tema no estado da Bahia, dessa maneira, é imprescindível buscar as alternativas para superar esse fenômeno perverso que vem se materializando cotidianamente no tempo presente.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee1Santos, Tiago Rodrigues-
dc.contributor.referee2Brandão, Jefferson Duarte-
dc.contributor.referee3Queiroz, Selidalva Gonçalves de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.esEducación ruralpt_BR
dc.subject.esEscuelas ruralespt_BR
dc.subject.esFamilias campesinaspt_BR
dc.description.abstract-esLa producción de la investigación es el resultado de estudios e investigaciones en el Grado en Educación Rural con una calificación en Ciencias Agrícolas en la Universidad Federal de Recôncavo da Bahia en el Centro de Formación Docente (UFRB / CFP), Amargosa - BA. También converge con estudios en el grupo de investigación Enseñanza, plan de estudios y capacitación (DOCFORM / UFRB / CFP), especialmente la línea titulada Educación en / desde el campo, identidades, temas, textos y contextos. El trabajo de conclusión del curso tiene como objetivo analizar las percepciones de los sujetos sobre el cierre de la Escola Família Agrícola (EFA) en el pueblo KM 100, municipio de Brejões - Bahía. La inquietud también se desarrolla debido a que los sujetos escuchan las implicaciones de este proceso para el desarrollo territorial del lugar de estudio. La investigación se llevará a cabo desde un enfoque cualitativo, desarrollado a través de la revisión de la literatura y entrevistas semiestructuradas que se llevarán a cabo con estudiantes, maestros y gerentes que se hayan graduado de la EPT. Los datos se discutirán utilizando la técnica de análisis de contenido. La investigación tendrá como marcador teórico los autores que dialogan con el tema de la Educación Rural, especialmente las categorías human formation, rural education, alternation pedagogy and territorial development. La preocupación en la investigación de este objeto se justifica por la trayectoria formativa y humana, observando la dificultad de la población rural con acceso a la escuela y la educación formal. Pensar en el cierre de las escuelas rurales provoca turbulencias en vista de la producción de la existencia de campesinos en varias comunidades de Brasil. Aquí animamos la importancia de que la población rural acceda a una educación contextualizada con su forma de vida. De esta manera buscamos reflexiones sobre las contribuciones que las escuelas rurales aportan a la capacitación, el desarrollo, las posibilidades y el fortalecimiento de la identidad campesina de los sujetos. Están en juego la lucha, la conquista y la negación de los derechos de los pueblos rurales a una educación que les permita permanecer en su lugar de pertenencia. Las escuelas en el campo han enfrentado desafíos intensos frente a la dinámica de la nucleación y los cierres, señalamos la intención de investigar esta realidad, contribuyendo a problematizarla e indicando posibles alternativas. Es crucial expandir la investigación científica sobre el tema en el estado de Bahía, por lo tanto, es esencial buscar alternativas para superar este fenómeno perverso que se ha ido materializando diariamente en la actualidad.pt_BR
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