Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Simone da Silva Santos-
dc.date.accessioned2024-09-30T21:58:48Z-
dc.date.available2024-09-30T21:58:48Z-
dc.date.issued2016-02-18-
dc.identifier.citationMOURA, Simone da Silva Santos. Gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa, Amargosa-BA. 2016. 218 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3737-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleGêneros textuais no livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho de forma sistemática com gêneros textuais é de grande relevância para o desenvolvimento do processo sociocomunicativo do estudante, uma vez que por meio deles, os discursos são materializados. Diante disso, e considerando a importância do Livro Didático (LD) para o processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do modo como os gêneros textuais são abordados no livro didático de Língua Portuguesa (LDLP) do 6º Ano do Ensino Fundamental “Vontade de saber português”, de autoria de Tavares e Conselvan. A escolha do livro deve-se ao fato de ele ter sido adotado como ferramenta pedagógica pela escola municipal Professora Dinorah Lemos da Silva, em Amargosa-Ba, onde atuei como bolsista do Programa de Iniciação à Docência. Assim, com este estudo, objetivo fazer uma análise qualitativa sobre o modo pelo qual os gêneros textuais são abordados no livro didático. Para isso, observamos se o trabalho com os textos, realizado na primeira e na última unidade deste livro, proporciona aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades suficientes para a produção dos gêneros que são propostos nas seções “produção escrita e produção oral”. Por meio dos resultados da análise, verificamos que, apesar de o LD conter uma multiplicidade de gêneros textuais, o trabalho desenvolvido nessas unidades não proporciona aos alunos o domínio das competências e habilidades necessárias para produzir os textos solicitados nas seções de “produção escrita e de produção oral”. Ressaltamos, ainda, que as atividades relacionadas ao domínio de competências de leitura e escrita de textos não condizem com a proposta apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental nem coadunam com teóricos como Bakhtin, que propõe um estudo dos gêneros enquanto enunciado concreto, portanto ligado à vida, e como Marcuschi e Antunes, que defendem a ideia de que, na escola, o texto deve ser trabalhado como unidade de ensino e não como pretexto.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Cristo, Adielson Ramos de-
dc.contributor.referee1Santos, Gredson dos-
dc.contributor.referee2Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
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