Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Manuela da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-29T14:15:29Z-
dc.date.available2024-09-29T14:15:29Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Manuela da Silva. A Formação docente sob os olhares atentos dos (as) estudantes de licenciatura do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa-BA. 2019. 171f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3723-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação de professores (as)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleA Formação docente sob os olhares atentos dos (as) estudantes de licenciatura do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado da pesquisa intitulada “A Formação Docente sob os olhares dos (as) Estudantes das Licenciaturas do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)”, que teve como objetivo geral analisar o percurso acadêmico de estudantes de diferentes Licenciaturas a fim de compreender como a interlocução dos diferentes saberes e campos do conhecimento são trabalhados em seus respectivos cursos e quais as implicações desta interação na trajetória acadêmica para a formação docente. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida à sombra da abordagem qualitativa, do tipo exploratória a partir da pesquisa de campo, cujos dados foram coletados por meio da Revisão de Literatura, apoiada nos estudos de Cury (2005), Freitag (2005), Gatti (2000), Libâneo (2010), Ribeiro (1995), Saviani (2007), entre outros; Análise documental – Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB, Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRB (2015-2019), Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das licenciaturas pesquisadas; Levantamento de dados primários em sites oficiais; Entrevistas semiestruturadas e questionário aplicados com estudantes das Licenciaturas em Física, Pedagogia, Química, Educação do Campo e Letras/Libras. Os resultados sinalizaram pontos fundamentais para repensar a formação inicial no âmbito do CFP/UFRB. Verificou-se que o processo de expansão e interiorização das universidades tem possibilitado o adentro de jovens das classes populares neste segmento educacional, que até pouco tempo destinava-se ás classes dominantes, e que que os cursos de Licenciaturas do CFP/UFRB possuem grande potencial para avançar no índice de qualidade. Contudo, existem questões subjacentes que merecem maior atenção: Embora seja um Centro de Formação de Professores, as posturas adotas pelo corpo discente mostram que não existe um entendimento comum de sua missão institucional, a formação para a docência; É necessário superar a fragilidade teórica, e ultrapassar a dicotomia na relação “prática e teoria”, que em alguns cursos é mais visível que em outros; Além de ampliar a relação da universidade com a comunidade externa, evitando que este espaço seja compreendido no imaginário social, apenas, como possibilidade para ascensão financeira dos sujeitos. Assim, espera-se que alcançando a qualidade e profundidade necessária, esta pesquisa possa impulsionar novas produções, fomentar o debate, sobre as contribuições dos diferentes saberes e áreas do conhecimento na formação docente, contribuindo na reflexão acerca do tipo de professor (a) que se é e que se pode ser frente aos limites e possibilidades da sociedade contemporânea, sem perder de vista que a educação brasileira possui uma trajetória que precisa ser reconhecida, sobretudo as lutas pela democratização do acesso para todos os seguimentos da sociedade.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso-
dc.contributor.referee1Santos, Fernando Henrique Tisque dos-
dc.contributor.referee2Clark, Geórgia Nellie-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao_Docente_Sob_TCC_2019.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.