Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Márcia dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-29T12:58:37Z-
dc.date.available2024-09-29T12:58:37Z-
dc.date.issued2018-04-28-
dc.identifier.citationSANTANA, Márcia dos Santos. Pais ouvintes e filhos surdos: diálogos possíveis?, Amargosa-BA. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3716-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPais ouvintespt_BR
dc.subjectFilhos surdospt_BR
dc.subjectInteração dialógicapt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectLíngua de sinais - Surdos - Educaçãopt_BR
dc.titlePais ouvintes e filhos surdos: diálogos possíveis?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo compreender se a falta de uma língua em comum entre pais ouvintes e filhos surdos traz dificuldades para a interação dialógica. Utilizo como aporte teórico Goldfeld (2002), que discute sobre a história da educação dos surdos, as modalidades de ensino: Oralismo, Comunicação Total e o Bilinguismo. Quadros e Cruz (2011), que enfatizam o processo de aquisição da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa na modalidade escrita, tanto nas crianças surdas filhas de pais ouvintes, como também as crianças surdas filhas de pais surdos, Paniagua (2004), que dialoga sobre a idealização do “filho perfeito” e a dificuldade dos pais para lidar com a criança que tenha uma Necessidade Educacional Especial-NEE, Bastos e Santos (2013), que discutem sobre a importância da família nos espaços escolares, além das mudanças que ocorrem na família quando se tem uma criança com NEE, Laborit (1994), escritora surda que aborda sua história de vida enfatizando o uso de gestos caseiros e a importância do uso da Língua de Sinais para o seu desenvolvimento. Também foram discutidos aspectos do Decreto 5626/2005, no que tange ao aprendizado da Língua de Sinais como L1 e a Língua Portuguesa na modalidade escrita como L2. A investigação se baseou nas seguintes questões: Como acontece o processo de comunicação entre pais ouvintes e filhos/as surdos/as, e há falta de uma língua em comum? Essa falta traz dificuldade para o processo de interação dialógica? A pesquisa se caracterizou como uma abordagem qualitativa através de um estudo de caso realizado em uma instituição escolar. Em relação aos instrumentos para a coleta dos dados, foram utilizados o diário de campo e as entrevistas semiestruturadas. Foram os sujeitos da pesquisa uma professora regente da sala bilíngue, uma professora da SRMs, a gestora da instituição escolar, um pai ouvinte e duas mães ouvintes de crianças surdas. Os resultados da pesquisa apontaram que o processo de comunicação entre os pais ouvintes e filhos surdos se dá através do uso dos gestos caseiros, desenhos e mímicas. Uma mãe e um pai relatam ter um (conhecimento básico) da Libras, e uma mãe ouvinte relata que não têm domínio da Libras. A falta de uma língua em comum entre pais ouvintes e filhos surdos limita as interações dialógicas entre eles. O âmbito escolar é o espaço privilegiado em que as crianças surdas estão tendo acesso ao uso frequente da Língua de Sinais, através do contato com as professoras e os seus colegas surdos. Entretanto, é perceptível que a relação família e escola precisa ser estreitada para o fortalecimento desse vínculo. A inserção dos gestos caseiros no espaço escolar não como uma língua, mas como intermediário pode ser um fator predisponente para que os pais pudessem estar participando desse ambiente e aprendendo a Libras em projetos ou oficinais promovidos pela escola para favorecer a interação dialógica entre pais ouvintes e filhos surdos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de-
dc.contributor.referee1Cozzani, Márcia Valéria-
dc.contributor.referee2Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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