Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3701
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Narrativas autobiográficas de um professor de Biologia em formação com transtorno do espectro autista numa Universidade Pública
Autor(es): Fernandes, Magno Nogueira
Orientador(a): Almassy, Rosana Cardoso Barreto
Membro(a) da banca: Siqueira, Anderson Rafael Lourenço e
Membro(a) da banca: Silva, Neilton da
Resumo: Com o aumento do acesso ao ensino superior e com o crescente número de estudantes ingressantes, as instituições de ensino se veem recebendo estudantes diferentes em questões sociais e psicológicas. Pensando sobre isso, o presente trabalho se desenvolve como forma de retratar a realidade de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sua trajetória formativa na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), considerando suas especificidades, seja por apoio legislativo, com políticas de inclusão previstas por lei ou estipuladas pela instituição de ensino, bem como considerando sua condição biológica e social como indivíduo neurodivergente. Para isso, a pesquisa se constrói em uma abordagem de pesquisa qualitativa de tipologia autobiográfica, onde as experiências do pesquisador são amplamente consideradas como fonte e ferramenta de análise da realidade em questão, uma vez que a vivência do mesmo pressupõe uma posição única de autoridade, onde os dados são considerados a partir de suas memórias e de seu cotidiano e usados como comparativo real do que é apresentado nas literaturas como base de informação. Neste sentido, o relato aqui apresentado evidencia vivências que merecem uma reflexão acerca da melhoria das condições que se estabelecem dentro da proposta inclusiva, que se deseja no âmbito da universidade, principalmente no tocante a falta de formação continuada para professores e demais membros da comunidade acadêmica, a fim de melhor atender aos estudantes neurodiversos.
Palavras-chave: Neurodiversidade - Proposta inclusiva
TEA (Transtorno do espectro autista)
Pesquisa autobiográfica
UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - Políticas de inclusão
Resumo em inglês: With the increasing access to high school and the growing number of students getting in, the teaching institutions have themselves receiving different students either in social or psychological status. For that matter, the research in hand unravels as a portrait of the reality of an student within the Autism Spectrum Disorder (ASD) and its experience in the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), taking in consideration its specificities, them being on the legal support, with inclusion policies predicted by law or stipulated by the teaching instituition. As well as taking in consideration its biological and social condition as a neurodivergent person. And for that the research is built in a autobiographical approach, where the researcher experiences are largely considered as a strong source and tool of analysis of the studied reality, once that the living experiences of the researcher build an unique authority in the matter since the data are considered from its memories and its daily life then used as real comparison from what is shown in the literature as base of information. In this sense, the report presented here highlights experiences that deserve reflection on improving the conditions that are established within the inclusive proposal, which is desired within the university, mainly regarding the lack of continuing training for teachers and other members of the academic community, in order to better serve neurodiverse students.
Palavras-chave em inglês: Neurodiversity - Inclusive proposal
ASD (Autism spectrum disorder)
Autobiographical research
UFRB (Federal University of Recôncavo da Bahia) - Inclusion policies
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 8-Dez-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-27T18:09:55Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3701
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas_Autobiograficas_Professor_TCC_2022.pdf962,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.