Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Nalim Moura-
dc.date.accessioned2024-09-27T17:30:31Z-
dc.date.available2024-09-27T17:30:31Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Nalim Moura. Práticas alfabetizadoras dos professores iniciantes: um olhar multifacetado entre o saber e o fazer, Amargosa-BA. 2017. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3699-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work consists of a reflection on the Literacy Practices of the Beginning Teachers. This research had as locus three classes of the 1st year of elementary school in a public school in Amargosa - Bahia. We draw as a general objective: to analyze how these literacy practices of the beginning teachers have been occurring and if they have been contributing to literacy and literacy in the students' training process. Thus, a research with a qualitative approach, of the type of case study and using as data collection techniques, the semi-structured interview, the participant observation and the document analysis were carried out, having as subjects three beginning teachers. The theoretical and conceptual approach was based mainly on the studies of Ferreiro (2010), Soares (2002; 2006), Ferreira (2014), Albuquerque and Morais (2006), Andrade (2011) among others who contributed with studies and reflections on thematic Based on the data and analyzes carried out, it was possible to notice that the work done by the beginning teachers contribute to literacy aimed at literacy, even in the face of the numerous challenges encountered in everyday life, in order to promote a more meaningful learning with more defined social functions for the students. Finally, the research also points to the need to know more about the process of teacher literacy, memories and if possible, other influential factors that contribute to a good development and continuation of the profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores iniciantespt_BR
dc.subjectPráticas alfabetizadoraspt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titlePráticas alfabetizadoras dos professores iniciantes: um olhar multifacetado entre o saber e o fazerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma reflexão acerca das Práticas Alfabetizadoras dos Professores Iniciantes. A referida pesquisa teve como lócus três turmas do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Amargosa – Bahia. Traçamos como objetivo Geral: analisar como vem ocorrendo as práticas alfabetizadoras dos professores iniciantes e se estas vêm contribuindo para a alfabetização e letramento no processo formativo dos estudantes. Assim, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e utilizando como técnicas de recolha de dados, a entrevista semiestruturada, a observação participante e a análise de documentos, tendo como sujeitos três professoras iniciantes. A abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente nos estudos de Ferreiro (2010), Soares (2002;2006), Ferreira (2014), Albuquerque e Morais (2006), Andrade (2011) entre outros que contribuíram com estudos e reflexões sobre a temática. Pelos dados e análises realizadas foi possível perceber que o trabalho realizado pelas professoras iniciantes contribuem para uma alfabetização voltada para o letramento, mesmo diante dos inúmeros desafios encontrados no dia-a-dia, no intuito de promover uma aprendizagem mais significativa com funções sociais mais definidas para os educandos. Por fim, a pesquisa aponta ainda para a necessidade de conhecer mais sobre o processo de alfabetização dos professores, memórias e se possível, outros fatores influentes que contribuem para um bom desenvolvimento e continuação da profissão.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee1Silva, Erica Bastos da-
dc.contributor.referee2Trindade, Lúcia Gracia Ferreira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enBeginners teacherspt_BR
dc.subject.enLiteracy practicespt_BR
dc.subject.enReading and writingpt_BR
dc.subject.enLiteracypt_BR
dc.subject.enLiteraturept_BR
dc.subject.enTeaching practicespt_BR
dc.subject.enTeachers – Trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Praticas_Alfabetizadoras_Professores_TCC_2017.pdf932,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.