Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Sueli Santos de-
dc.date.accessioned2024-09-27T14:35:31Z-
dc.date.available2024-09-27T14:35:31Z-
dc.date.issued2018-03-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sueli Santos de. Representações de professores/as da zona urbana sobre a docência nas escolas do campo em Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3697-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectRepresentação de professorespt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleRepresentações de professores/as da zona urbana sobre a docência nas escolas do campo em Amargosa-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia apresenta uma discussão sobre “As Representações de Professores/as da Zona Urbana sobre a Docência nas Escolas do Campo em Amargosa-BA”. Para tanto, objetivamos: (a) refletir acerca das representações de professores/as residentes na zona urbana sobre a docência nas escolas do campo em uma comunidade do município de Amargosa-BA; (b) debater princípios da Educação do Campo, considerando sua história e seu desenvolvimento no cenário contemporâneo; (c) problematizar a formação de professores/as para atuação nas escolas do campo a partir de pressupostos e documentos que debatem sobre os princípios da Educação do Campo. No que se refere aos aportes teóricos, este trabalho esteve ancorado nos estudos de Arroyo (2005), Caldart (2012), Molina (2004), Fernandes (1999), dentre outros. Também utilizamos as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (Doebec nº 1 e nº 2, de 2002 e 2008 respectivamente), expedidas pela Câmara de Educação Básica (CEB), do Conselho Nacional de Educação (CNE); o decreto nº 7.352, de 2010, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre o Programa nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus Amargosa. Em se tratando de um processo de globalização, dialogamos com Santos (2008). Já em relação ao estudo das representações, apresentamos alguns dos principais teóricos como: Moscovici (1981) e Sá Andrade (1993), como também Nildo Viana (2008); dentre outros autores que pesquisam e teorizam sobre a Educação do Campo, assim como o estudo das representações. Portanto, optamos por trabalhar com a pesquisa qualitativa, levando em conta que esta abordagem abrange melhor nosso objeto de estudo. Como instrumentos de recolha de informações, utilizamos questionário e entrevista semiestruturada. Em notas conclusivas, o presente trabalho nos possibilitou um olhar crítico de como a Educação do Campo sofreu e sofre para continuar existindo perante o Município e o Estado. As representações das professoras chamam atenção para a necessidade de repensar ações e refletir que tipo de formação cabe a este professor/a que irá ensinar nas instâncias do campo. Chamam a atenção também sobre a falta de condições materiais, espaços de lazer adequados, plano de aula e currículos condizentes com a realidade de vida alunos do campo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee1Meireles, Mariana Martins de-
dc.contributor.referee2Reis, Maíra Lopes dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.esEducación del campopt_BR
dc.subject.esRepresentación de profesorespt_BR
dc.subject.esEscuelas en el / del campopt_BR
dc.subject.esProfesores - Formaciónpt_BR
dc.subject.esPrácticas docentespt_BR
dc.description.abstract-esLa presente monografía presenta una discusión sobre las representaciones de profesores / as de la zona urbana sobre la docencia en las escuelas en el campo en Amargosa-BA. Para ello, objetivamos: reflexionar acerca de las representaciones de profesores / as residentes en la zona urbana sobre la docencia en las escuelas en el campo en una comunidad del municipio de Amargosa-BA. En lo que se refiere a los aportes teóricos, este trabajo estuvo anclado en los estudios de Arroyo (2005), Caldart (2012), Molina (2004), Fernandes (1999), entre otros. También utilizó las Directrices Operativas para la Educación Básica en las Escuelas del Campo (Doebec nº 1 y nº 2, de 2002 y 2008 respectivamente), expedidas por la Cámara de Educación Básica (CEB), del Consejo Nacional de Educación (CNE); el decreto nº 7.352, de 2010, que dispone sobre la Política Nacional de Educación del Campo y sobre el Programa nacional de Educación en la Reforma Agraria (PRONERA) y el Proyecto Pedagógico del Curso (PPC) de Licenciatura en Educación del Campo - Ciencias Agrarias de la Educación Universidad Federal de Recôncavo de Bahía, campus Amargosa. En lo que se refiere a un proceso de globalización, dialogaremos con Santos (2008). En lo que se refiere al estudio de las representaciones, presentaremos algunos de los principales teóricos como: Moscovici (1981) y Sá Andrade (1993), como también Nildo Viana (2008). Entre otros autores que investiga y teorizan sobre la Educación del Campo, así como el estudio de las representaciones. Por lo tanto, optamos por trabajar con la investigación cualitativa, en la comprensión que este enfoque cubre mejor nuestro objeto de estudio. Como instrumentos de recogida de información se utilizó un cuestionario y una entrevista semiestructurada. En notas conclusivas, el presente trabajo nos ha posibilitado una mirada crítica de cómo la educación del campo es desafiada a continuar existiendo. Las representaciones de las profesoras llaman la atención a la necesidad de repensar acciones y reflexionar qué tipo de formación corresponde a este profesor / a que enseñará en las instancias del campo, como también, problematizar la falta de condiciones objetivas / materiales, espacios de ocio adecuados, plan de clase y currículos que concuerdan con la realidad de vida alumnos del campo.pt_BR
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