Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Vanusa Sousa dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-27T12:35:48Z-
dc.date.available2024-09-27T12:35:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBARRETO, Vanusa Sousa dos Santos. Só quem é capoeira sabe... Um olhar sobre capoeira, educação em espaços não formais e identidade negra em Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3695-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleSó quem é capoeira sabe... Um olhar sobre capoeira, educação em espaços não formais e identidade negra em Mutuípe-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é fruto da pesquisa realizada como requisito parcial de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e tem como título: “Só Quem é Capoeira Sabe... Um Olhar Sobre Capoeira, Educação em Espaços Não Formais e Identidade Negra em Mutuípe-BA”. O objetivo do estudo é compreender como o trabalho desenvolvido pela Associação de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe (ACABM) implica para reconhecimento da identidade negra e afirmação de seus integrantes. Para tanto, partimos de uma abordagem qualitativa mediada por estudo de caso, em que utilizamos observação, questionários e entrevistas semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram o mestre, contramestre, e dois professores formados da Associação de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe. Esse estudo considera a dimensão de que esses são sujeitos que possuem vivências e experiências carregadas de valores, culturas e saberes, que serão subsidio na construção e de reconstrução de práticas e projetos para a identidade negra. Dessa forma, compreendemos a capoeira como espaço de educação não formal, com muitas possibilidades de aprendizagens. Para fundamentar nosso trabalho e subsidiar o debate recorremos a estudos já elaborados a partir de autores como: Gohn (2001); Munanga (2006); Gomes (2005); Hall (2006); Leal (2009), entre outros. Com os resultados dessa pesquisa constatou-se que a Capoeira se constitui como espaço de educação não formal pois a mesma tem diversas características e valores que oferecem um leque possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem de seus praticantes. A capoeira contribui para identidade do praticante da capoeira através das mediações culturais que podem ou não estar vinculados a ancestralidade histórica valorizada da identidade negra, é um espaço de produção e disputa.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee1Silva, Fátima Aparecida da-
dc.contributor.referee2Assis, Kleyson Rosário-
dc.contributor.referee3Souza, Esdras Oliveira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.esCapoeirapt_BR
dc.subject.esLa identidadpt_BR
dc.subject.esEducación no formalpt_BR
dc.subject.esRelaciones étnico-racialespt_BR
dc.subject.esPráticas docentespt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo es fruto de la investigación realizada como requisito parcial de Conclusión del Curso de Licenciatura en Pedagogía de la Universidad Federal del Recôncavo de Bahía, y tiene como título: Sólo Quién es Capoeira Sabe ... Un Mirado Sobre Capoeira, Educación en Espacios No Forma y / Identidad Negra en Mutuípe-BA. El objetivo del estudio es comprender cómo el trabajo desarrollado por la Asociación de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe (ACABM) implica para el reconocimiento de la identidad negra y la afirmación de sus integrantes. Para ello, partimos de un abordaje cualitativo mediado por estudio de caso, en que utilizamos observación, cuestionarios y entrevistas semiestructuradas. Los sujetos de la investigación fueron el maestro, contra maestro, y dos profesores formados de la Asociación de Capoeira Axé Bahía de Mutuípe. Este estudio considera la dimensión de que estos son sujetos que poseen vivencias y experiencias cargadas de valores, culturas y saberes, que serán subsidio en la construcción y reconstrucción de prácticas y proyectos para la identidad negra. De esa forma, comprendemos la capoeira como espacio de educación no formal, con muchas posibilidades de aprendizajes. Para fundamentar nuestro trabajo y subsidiar el debate recurrimos a estudios ya elaborados a partir de autores como: Gohn (2001); Munanga (2006); Gomes (2005); Hall (2006); Leal (2009), entre otros. Con los resultados de esa investigación se constató que la Capoeira se constituye como espacio de educación no formal pues la misma tiene diversas características y valores que ofrecen un abanico posibilidades para el proceso de enseñanza-aprendizaje de sus practicantes.pt_BR
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