Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Letícia-
dc.date.accessioned2024-09-26T17:51:38Z-
dc.date.available2024-09-26T17:51:38Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3674-
dc.description.abstractFaced with the context of the covid-19 pandemic, which led society to experience a new reality with the need for isolation and social distancing, educational institutions had to be closed, leading several governments, including Brazil, to implement a new modality of teaching called remote/emergency teaching. This condition allowed students to continue their studies in the pandemic scenario. To contribute to this discussion, this work aimed to know the perceptions of students of the Licentiate in Biology course in relation to the teaching and learning processes experienced during the offer of remote teaching at UFRB. To achieve this objective, we carried out a qualitative research, using the questionnaire as a data collection instrument. The research participants were two groups of students: the first who joined the Course before the pandemic, therefore in face-to-face teaching; and a second who joined the Course during the pandemic, therefore in remote teaching. The results found showed an important distinction between the two groups of students regarding their perceptions of remote teaching. Thus, we evidenced a much more positive perception for all aspects questioned in the instrument among students who entered the Course before the pandemic and who, therefore, had previous experience in face-to-face teaching, which led us to believe that this was the main condition for results found.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPercepções de estudantespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCovid-19 - Pandemia 2020-2022pt_BR
dc.titleEnsino remoto no curso de Licenciatura em Biologia da UFRB: percepções de estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoFrente ao contexto da pandemia do covid-19, que levou a sociedade a vivenciar uma nova realidade com a necessidade do isolamento e do distanciamento social, as instituições de ensino precisaram ser fechadas levando vários governos, inclusive no Brasil, a implementar uma nova modalidade de ensino denominada ensino remoto/emergencial. Essa condição permitiu que os estudantes pudessem dar continuidade aos seus estudos no cenário pandêmico. Para contribuir com essa discussão, este trabalho teve como objetivo conhecer as percepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Biologia em relação aos processos de ensino e aprendizagem vivenciados durante a oferta do ensino remoto na UFRB. Para dar conta deste objetivo, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio do uso do questionário como instrumento de coleta de dados. Os participantes da pesquisa foram dois grupos de estudantes: um primeiro que ingressou no Curso antes da pandemia, portanto no ensino presencial; e um segundo que ingressou no Curso durante a pandemia, portanto no ensino remoto. Os resultados encontrados evidenciaram uma distinção importante entre os dois grupos de estudantes com relação às suas percepções sobre o ensino remoto. Assim, evidenciamos uma percepção bem mais positiva para todos os aspectos questionados no instrumento entre os estudantes que ingressaram no Curso antes da pandemia e que, portanto, tiveram a experiência prévia no ensino presencial, o que nos levou que esta foi a principal condição para os resultados encontrados.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9313673417623335pt_BR
dc.contributor.referee1Garcia, Rosineide Pereira Mubarak-
dc.contributor.referee2Moura, Terciana Vidal-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enTeaching and learningpt_BR
dc.subject.enStudents perceptionspt_BR
dc.subject.enRemote teachingpt_BR
dc.subject.enCovid-19 - Pandemic 2020-2022pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino_Remoto_Curso_TCC_2022.pdf480,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.