Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Desafios à aplicabilidade das políticas públicas de atenção a escolares com DF em unidades de ensino de Cruz das Amas, Bahia
Autor(es): Reis, Maria Celízia Silva dos
Orientador(a): Couto, Fábio David
Membro(a) da banca: Almeida, Renato de
Membro(a) da banca: Ferreira, Rosilda Arruda
Resumo: O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento sobre os desafios encontrados na aplicação das Políticas Públicas Educacionais, nas escolas estaduais urbanas no município de Cruz das Almas-BA para estudantes com a doença Falciforme (DF). A DF é caracterizada como um tipo de doença hemolítica que quando não acompanhada e tratada devidamente pode levar a danos no desenvolvimento do indivíduo principalmente em adolescentes em idade escolar, sendo assim, o trabalho foi desenvolvido a partir da aplicação de um questionário nas quatro escolas de Ensino Médio no município de Cruz das Almas, os mesmos foram respondidos por seus respectivos gestores e analisados posteriormente de acordo com a frequência das respostas, onde foi possível verificar que duas das quatro escolas participantes ainda desconhecem sobre a Doenças Falciformes, bem como, sobre a presença de estudantes na instituição com a Doenças Falciformes, uma das escolas apresentou um maior conhecimento e atuação para os estudantes com a Doença Falciforme, escola essa a qual já havia sido realizada uma ação educativa com o LADA/CCAAB/UFRB. De maneira geral, ainda é necessária uma maior atuação em conjunto, nas esferas municipal e estadual com as escolas.
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais - Escolas
Doença hemolítica - Estudantes
Didático pedagógica - Avaliação
Cruz das Almas (BA)
Recôncavo da Bahia
Resumo em inglês: The objective of this study is to carry out a survey on the challenges encountered in the application of Educational Public Policies, in the urban state schools in the municipality of Cruz das Almas-BA for students with sickle cell (DF). The objective of this study is to carry out a survey on the challenges encountered in the application of Educational Public Policies, in the urban state schools in the municipality of Cruz das Almas-BA for students with sickle cell (DF). A DF is characterized as a type of hemolytic disease that, when not properly accompanied and treated, can cause damage to the development of the individual, mainly in adolescents of school age, and the work was developed from the application of a questionnaire in four schools. Medium teaching in the municipality of Cruz das Almas, the same were answered by their respective managers and subsequently analyzed according to the frequency of the responses, where it was possible to verify that two of the four participating schools are still unaware about Sickle Cell, as well as, about the presence of students in the institution with sickle Cell, One of the schools presented a better knowledge and performance for the students than the Sickle Cell, a school at which an educational action had never been carried out with the LADA/CCAAB/UFRB. In general, there is still a need for a greater performance as a whole, in the municipal and state spheres with the schools.
Palavras-chave em inglês: Educational public policies - Schools
Hemolytic disease - Students
Pedagogical didactic - Assessment
Cruz das Almas (BA)
Recôncavo da Bahia
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-26T17:39:51Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3673
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