Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3657
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Acadêmico
Titre: Construções geométricas: uma proposta Metodológica baseada em uma experiência com um Grupo de alunos do ensino médio
metadata.dc.creator: Almeida, João da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Erikson Alexandre Fonseca dos
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Aryana Joecy Lima da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Priscila Santos
metadata.dc.description.resumo: No presente estudo apresentamos um projeto, elaborado como uma proposta metodológica para o ensino de construções geométricas usando régua e compasso, desenvolvido com um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, visando servir de subsídio para professores do Ensino Médio na elaboração de aulas de Geometria. Inicialmente fazemos uma reflexão sobre a história do ensino de Geometria no Brasil a partir do início do século XX, analisando os principais fatos que contribuíram positiva ou negativamente para a abordagem das construções geométricas nas escolas. Esta pesquisa, que é exploratória e de caráter quali-quantitativo, foi desenvolvida mediante a realização de aulas, as quais descrevemos, bem como as definições e construções necessárias à execução das mesmas. Com a finalidade de avaliarmos a eficácia do projeto, aplicamos dois testes, um anterior e outro posterior `as aulas. Por fim, apreciando os resultados obtidos e a partir das observações realizadas durante as aulas, tecemos considerações, destacando as possibilidades do trabalho com construções geométricas como um aliado na aprendizagem dos conceitos e no entendimento das propriedades, bem como um motivador no processo ensino-aprendizagem de Geometria.
Mots-clés: Construções Geométricas
Metodologia
Ensino-aprendizagem
Résumé: In this study we present a project, designed as a methodology for teaching geometric constructions, developed with a group of students of the 3rd year of high school in a public school. Initially we reflect on the history of the teaching of Geometry in Brazil from the early twentieth century, analyzing the key facts that contributed positively or negatively to the approach of geometric constructions in schools. This research, which is exploratory and qualitative and quantitative character was developed by conducting classes, which describe, as well as definitions and necessary for the implementation of the same buildings. In order to evaluate the effectiveness of the project, we applied two tests, anterior and posterior classes. Finally, enjoying the results and from observations made during classes, we weave considerations, highlighting the possibilities of working with geometric constructions as an ally in learning the concepts and understanding of the properties, as well as a motivator in the teaching-learning Geometry.
metadata.dc.subject.en: Geometric Constructions
Methodology
Teaching-learning
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Date de publication: 25-jui-2014
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-26T15:27:08Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3657
Collection(s) :CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Construcoes_Geometricas_Proposta_Dissertação_2014.pdf2,16 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.