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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3652
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santana, Margareth dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T14:00:19Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T14:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Margareth dos Santos. Representação da população negra no livro didático do 3° ano do ensino fundamental do município de Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3652 | - |
dc.description.abstract | In view of the process of social denial that black people have suffered over the decades, the present work of conclusion of course has as main objective to analyze the images of the black population in the textbook of history of the 3rd year of an elementary school in the municipality of Amargosa / BA. To achieve the objective, we used as a research methodology the studies of the book. The Social Representation of Blacks in the Textbook: what has changed? Why changed? by the researcher Ana Célia Silva and the studies on Law 10.639/03 in order to verify if the researched textbook contemplates the plurality, cultures and ethnic-racial diversity of Brazilian society, questions recommended by the law for textbooks and teaching materials. We also used Bardin (1977) theoretical contributions of Content Analysis in qualitative research, thus organizing them into three chronological phases: proanalysis, material analysis, and treatment of results: deduction and interpretation. In the research it was noticed that the images in the textbook present the black population in a negative way, almost always as enslaved, beaten, humiliated, without humanity, strengthening the racist tendency and with this it does not consider the recommendations of Law 10.639/03, and does not bring the history of black people as builders of their history and in a way that will contribute to an indemnity formation of the people who will be in contact with this book. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | População negra | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.subject | Pessoas negras | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Preconceito racial | pt_BR |
dc.title | Representação da população negra no livro didático do 3° ano do ensino fundamental do município de Amargosa/BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista o processo de negação social que o povo negro sofreu ao longo das décadas, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal analisar as imagens da população negra no livro didático de história do 3° ano de uma escola do Ensino Fundamental do município de Amargosa/BA. Para atingir o objetivo, utilizamos como metodologia de pesquisa os estudos do livro A Representação Social do Negro no Livro Didático: o que mudou? Por que mudou? Da pesquisadora Ana Célia Silva e os estudos sobre a Lei 10.639/03 afim de verificar se o livro didático pesquisado contempla a pluralidade, culturas e a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira, questões estas recomendadas pela lei para livros e materiais didáticos. Utilizamos também os aportes teóricos de Bardin (1977) da Análise de Conteúdo na pesquisa qualitativa, dessa forma organizam-se em três fases cronológicas: a pró-análise, a análise do material, e o tratamento dos resultados: a dedução e a interpretação. Na pesquisa percebeu-se que as imagens existentes no livro didático apresentam a população negra de forma negativa, quase sempre como escravizados, apanhando, humilhado, sem humanidade, fortalecendo a tendência racista e com isto não considera as recomendações da Lei 10.639/03, e não traz a história do povo negro como construtores da sua história e de uma forma que venha contribuir para uma formação identitária das pessoas que estarão em contato com esse livro. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fátima Aparecida | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.contributor.referee2 | Anjos, Manuely Santos dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.en | Textbook | pt_BR |
dc.subject.en | Black population | pt_BR |
dc.subject.en | Law 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject.en | Representativeness | pt_BR |
dc.subject.en | Black people | pt_BR |
dc.subject.en | Textbooks - Brazil | pt_BR |
dc.subject.en | Racial prejudice | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Representação_População_Negra_TCC_2022.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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