Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Carolina Melo do-
dc.date.accessioned2024-09-25T22:47:58Z-
dc.date.available2024-09-25T22:47:58Z-
dc.date.issued2017-09-26-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Carolina Melo do. A influencia da mídia na construção da identidade da criança negra., Amargosa-BA. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3651-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças negraspt_BR
dc.subjectNegros - Atores e atrizespt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.titleA Influencia da mídia na construção da identidade da criança negrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo compreender as narrativas das crianças negras que participaram da Oficina Pedagógica, intitulada: O Negro na Mídia, desenvolvida com alunos e alunas de escolas da rede municipal do município de Amargosa/BA. Na Oficina foi desenvolvida uma dinâmica para observar como as crianças negras se percebiam quando eram apresentado (a) a elas referencias de atores e atrizes negros e negras. Para análise dos dados, que no caso desta pesquisa são as narrativas das crianças negras, adotamos o método qualitativo de pesquisa e análise de discurso. Para atingir os objetivos propostos, o estudo foi desenvolvido em três capítulos, sendo: “Relações raciais na mídia Brasileira”; “A televisão brasileira e as crianças negras”; ”Os percursos metodológicos da pesquisa”, e as considerações finais. Nossas análises revelaram que as crianças que participaram da Oficina negam identificações positivas no que se refere às questões voltadas para sua identidade racial, revelando o quanto são necessárias ações que possibilitem que as crianças negras construam referências positivas no trato de sua identidade racial, pois consideramos que a identidade é construída através do tempo, posicionamento político e sem dúvidas referencias positivas da população negra ao longo da vida e principalmente na infância.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fátima Aparecida-
dc.contributor.referee1Souza, Maicelma Maia-
dc.contributor.referee2Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influencia_Midia_Construcao_TCC_2017.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.