Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3650
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Prevenção ao uso abusivo de drogas: uma análise focalizada no papel da escola e de seus atores
Autor(es): Araujo, Josef Talson Teixeira
Orientador(a): Ribeiro, Gabriel
Membro(a) da banca: Ferreira, Rosilda Arruda
Membro(a) da banca: Silva, Patrícia Petitinga
Resumo: Este estudo teve como finalidade construir um panorama geral sobre a prevenção ao uso indevido de drogas realizada no ambiente escolar. Para o alcance do objetivo realizamos uma revisão integrativa da literatura científica, a partir da base de dados online SciELO Brasil, compreendendo o intervalo temporal de 2011 a 2021. Para a seleção dos artigos utilizamos três cruzamentos de palavras-chave: (i) drogas, prevenção e ensino; (ii) drogas, prevenção e educação; (iii) drogas, prevenção e escola. Após a etapa de triagem dos artigos, por meio da mobilização de critérios de exclusão, selecionamos 19 trabalhos. Nossas análises concentraram-se em três vertentes, o papel da escola na prevenção ao uso de drogas, programas e intervenções pedagógicas focalizados na prevenção ao uso indevido de drogas e olhar dos atores envolvidos acerca dessas ações preventivas. Verificamos que a escola, hoje considerada como local de formação intelectual e de identidade social, é um espaço propício para o desenvolvimento de ações preventivas, com resultados satisfatórios, apesar dos desafios colocados. Consideramos que é fundamental repensar a abordagem referente ao uso de drogas na escola, sendo necessária a proposição de estratégias de prevenção baseadas no diálogo entre estudantes e professores, articuladas com profissionais da saúde.
Palavras-chave: Drogas nas escolas
Educação
Prevenção
Saúde
Adolescência
Resumo em inglês: This study aimed to build an overview of the prevention of drug abuse carried out in the school environment. To achieve the objective, we carried out an integrative review of the scientific literature, based on the SciELO Brazil online database, covering the time interval from 2011 to 2021. For the selection of articles we used three intersections of keywords: (i) drugs, prevention and education; (ii) drugs, prevention and education; (iii) drugs, prevention and school. After the screening of articles, through the mobilization of exclusion criteria, we selected 19 papers. Our analyzes focused on three aspects, the role of the school in the prevention of drug use, programs and pedagogical interventions focused on the prevention of drug misuse, and the perspective of the actors involved on the preventive actions developed in the school. We found that the school, now considered as a place of intellectual formation and social identity, is a favorable space for the development of preventive actions, with satisfactory results, despite the challenges posed. We believe that it is essential to rethink the approach to drug use at school, and it is necessary to propose prevention strategies based on dialogue between students and teachers, articulated with health professionals.
Palavras-chave em inglês: Drugs in schools
Education
Prevention
Health
Adolescence
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 30-Ago-2021
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-25T22:24:44Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3650
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prevencao_Uso_Abusivo_TCC.pdf809,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.